Encontro entre as culturas ocidental e oriental.
Ícone bizantino de São José é entronizado no Santuário
Crédito da foto - Carol Percegona
O Santuário é de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, mas o ano é de São José. Esse foi o motivo que levou os missionários redentoristas a encomendarem um ícone bizantino exclusivo que eternizasse o Ano Josefino, proposto pelo Papa Francisco.

“São José é um dos padroeiros da Congregação do Santíssimo Redentor e desde o começo do ano, através das iniciativas para propagar a sua devoção, muitas têm sido as graças derramadas através da intercessão do Glorioso Patriarca. Então, tivemos a inspiração de eternizar este tempo, seguindo o modelo do ícone da Mãe do Perpétuo Socorro”, explicou padre Sérgio Lima, vigário do Santuário.

Produção

As conversas com o iconógrafo Eduardo Mourov, responsável pela obra, começaram em junho de 2021. “Acertamos os detalhes com a comissão do Santuário e iniciamos a campanha do Livro Ouro, para que os devotos também coparticipassem do projeto”, completou padre Sérgio Lima.

Eduardo conta que o trabalho foi inédito e levou quatro meses para a produção. “Foi uma encomenda muito especial, pois eu não tinha feito nenhum ícone de São José em mosaico. Neste projeto, sobretudo, a comunidade do Santuário participou com seus sentimentos e subjetividades.”

O artista também falou da espiritualidade durante o processo: “O ícone sacro é uma arte que demanda muita oração e jejum, pois é considerado um trabalho inspirado pelo Espírito Santo.”

O ícone

Confeccionado em mosaico com Smalti Italiano Orsoni, ouro, jade, rubi e prata dourada, o ícone de São José do Santuário mede 63 cm × 51,5 cm. Embora o desenho tenha sido criado junto com a comunidade, foram usadas fórmulas canônicas de representação, mencionadas por Eduardo:

Os olhos afetuosos de José e a intimidade entre ele e o Menino exprimem um sentimento de paternidade;
O Menino Jesus segura um pergaminho fazendo referência a Boa Nova;
Os detalhes em vermelho, na auréola de Jesus, o destacam, tornando-o principal personagem do ícone;
A cor marrom do manto de São José faz referência à iconografia clássica e representa a humildade e a simplicidade;
Em contrapartida, José usa uma túnica púrpura, cor usada pela nobreza, pois apesar de sua simplicidade, ele era descendente do Rei Davi;
O lírio branco faz menção à pureza, mas também remonta a história do cajado de São José, que floresceu após ter sido apresentado no templo, indicando que ele era o escolhido de Deus;
Como regra, o ícone apresenta os nomes dos personagens, em grego, para não gerar dúvida em quem o contempla;
O dourado do fundo tenta transmitir a luz e a vida imperecível do mundo espiritual.

Entronização

A entronização aconteceu de forma festiva e solene, na missa das 18h do dia 10 de outubro, pelas mãos do arcebispo Dom Jeremias Ferens, da Igreja Ortodoxa, e do padre Celso Cruz, reitor do Santuário. “Foi o encontro entre as culturas ocidental e oriental”, disse padre Sérgio.

“Com certeza, pela intercessão de São José junto a Deus, todos aqueles que rezarem, venerarem e fizerem suas orações diante deste ícone, alcançarão inúmeras e abundantes graças espirituais e materiais, principalmente o fortalecimento da fé”, concluiu Dom Jeremias, após o rito da bênção do ícone.

Santa Missa

Na homilia da missa, padre Sérgio iniciou citando uma frase de São Pedro Julião Eymard: “Quando quer elevar uma alma às alturas, Deus faz com que ela se una a São José, infundindo nela um grande amor a esse bom santo.” Falou também da contemplação diante do ícone, um ato que exige paciência para se ter o verdadeiro encontro com o sagrado. E finalizou: “Um ícone é uma janela para a eternidade e hoje essa janela está aberta para todos.” 

Dois testemunhos de graças alcançadas pela intercessão do Glorioso Patriarca encheram de esperança os fiéis que estavam presentes. Em fila, todos puderam contemplar o ícone mais perto, ao final da celebração.

Peregrinação

No mês de outubro, o ícone segue em peregrinação pelas casas das comunidades religiosas. Em novembro, a peregrinação será nas casas das famílias benfeitoras que assinaram o Livro Ouro. O sorteio será realizado no dia 19 de outubro.

A obra ficará exposta definitivamente no Santuário no dia 5 de dezembro, com a inauguração da Capela de São José e fixação do ícone da parede.

:: Saiba como participar do Livro Ouro
 
Indique a um amigo
 
 
 
 

Copyright © Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Todos os direitos reservados