Um padre que se tornou redentorista e bispo dos pobres

0
1212

São João NeumannSão João Neumann, santo cuja festa comemoramos no dia 5 de janeiro, nasceu em 28 de março de 1811 na cidade de Bohemia, na Áustria. Era uma sexta-feira santa. Desde a escola primária ele sentiu-se chamado ao sacerdócio. Com vinte anos de idade ingressou no seminário e assim começou uma grande aventura missionária. Na época de ser ordenado padre não foi aceito pelo superior porque diziam haver padres demais. Imigrou para os Estados Unidos para viver como um ermitão, se assim fosse preciso. Mas foi ordenado padre em Nova York pelo bispo Dubois em 1836. Viveu o início do sacerdócio entre os imigrantes e índios nas margens do rio Niágara.

São muitos sofrimentos em sua vida. A solidão no seminário dos primeiros anos. A partida para os EUA. Apesar disso, ele se manteve firme. Por isso, desde o início de sua vida sacerdotal teve um amor pelos mais abandonados da sociedade. Sua missão nas fronteiras do Niágara o deixou muito próximo das famílias pobres de alemães, franceses e irlandeses espalhadas por todo aquele território. Muitas vezes juntava ervas medicinais para curar seus paroquianos pobres e abandonados à morte.

Após quatro anos de apostolado, de muita canseira, de viver na solidão da vida diocesana e com a saúde abalada, procurou a casa dos redentoristas  e, em 1840, resolveu entrar na congregação. De espírito missionário invejável, buscou trabalhar pelos pobres nas missões que pregava. Cumpriu à risca o mandato da Congregação Redentorista de evangelizar os mais pobres.

Em 28 de março de 1852, com 41 anos, tornou-se o bispo mais jovem dos EUA. Sua diocese era muito grande, mas seu espírito missionário era maior ainda. Como bispo, organizou um sistema diocesano de escolas paroquiais. Aumentou o número dessas escolas em sua diocese de 2 para 100. Ao lado da catedral construiu um orfanato para as crianças pobres. Não deixava de lado a preocupação com a formação de novos padres. Sempre mostrou-se forte na fé, alegre na esperança e dedicado à oração. Suas obras são resultado de seu espírito missionário e de sua dedicação aos mais pobres.

Em 5 de janeiro de 1860, morreu repentinamente na cidade de Filadélfia. Foi encontrado sem vida, caído na rua, em meio à neve.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, indique o seu nome aqui