CERAS

 

CERAS – Centro Redentorista de Ação Social

No Santuário a Novena não é um evento religioso termina nele mesmo, mas que se prolonga numa obra social, o Centro Redentorista de Ação Social. Esta obra reúne e distribui aproximadamente 6 toneladas de alimentos todos os meses (72 toneladas/ano), encaminhados a diversas famílias e 30 entidades assistenciais cadastradas. Além disso, iniciou em 2012 um trabalho de recuperação de dependentes químicos, a Comunidade Terapêutica para a Dependentes Químicos Perpétuo Socorro, localizada em Quatro Barras, Paraná. Ministra ainda gratuitamente cursos de capacitação e presta assistência com terapias com psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, advogados, etc…
Todas as doações, os materiais e os profissionais voluntários que movem esta obra são frutos das Novenas de quarta-feira. Com o apoio de voluntários, o local se transformou num espaço de valorização da cidadania, e inserção na comunidade.

História

Desde 1960, quando os missionários redentoristas iniciaram a celebração das Novenas a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro na Capela da Glória, muitas são as histórias que motivaram o florescimento e crescimento da ação social, aliada às orações. Caminhava junto às novenas e ao povo uma necessidade de materializar aquelas orações incessantes a Deus e sua Mãe Maria, em consonância com o que diz a Palavra de Deus, que ‘a fé sem obras é morta’ (Tiago 2,17).

Uma das histórias conta que um certo padre redentorista, ao ver a tremenda quantidade de flores que chegava ao Santuário nas mãos dos devotos agradecidos, a ponto de lotar todo o espaço do altar, teve a iluminada ideia de convidar a todos para trocar flores por cestas básicas para famílias necessitadas. Assim foi feito. A comunidade acolheu prontamente o pedido, como se tivesse vindo do próprio Deus e nasceu assim o serviço de distribuição de alimentos que hoje auxilia diversas famílias e 30 entidades beneficentes, todos os meses. São distribuídos em média 6 toneladas de alimentos por mês.

Outra ação social que brotou no interior deste Santuário foi o atendimento feito por psicólogos. Tradicional e muito procurado por disponibilizar o Sacramento da Confissão durante um dia inteiro e no meio da semana – coisa não muito comum nas outras paróquias – o Santuário sempre deu prioridade para o bom acolhimento dos devotos. Dentro dos confessionários os padres observavam que existia a necessidade de um atendimento profissional para determinados tipos de problemas. Assim sendo, começaram a solicitar psicólogos voluntários e os atendimentos aconteciam dentro do santuário.

Estavam aí os dois primeiros passos para que a obra social do Santuário, fruto das Novenas, surgisse, crescesse e se formalizasse num espaço. Nascia, em 1996, o Centro Redentorista de Ação Social, um espaço de valorização da vida e cidadania. Lugar onde se concretizavam as boas obras semeadas por Deus nos corações do devotos durante a Novena.

Aos poucos, profissionais dos mais diversos setores se achegavam ao CRAS, advogados, psicólogos, professores, instrutores de informática, artesãos, médicos e terapeutas das mais diversas áreas. Todos buscando doar um pouco de seu conhecimento e tempo, voluntariando-se pelo próximo. Achegavam-se também pessoas com doações dos mais diversos tipos, de livros a roupas e móveis. Os necessitados de bens, de conhecimento, de atenção e terapias, também chegaram, e assim formou-se um grande centro de partilha. Os que doavam, saíam com a sensação de terem recebido muito mais, e os que recebiam, com uma carga positiva que ia além de seus braços, passando pela mente e o coração. Um sonho que só poderia ter saído do coração de Deus.
A exemplo do que disse um dia Santo Afonso Maria de Ligório – o fundador dos Missionários Redentoristas, doutor da Igreja, homem piedoso e caridoso: “Não basta fazer boas obras, é preciso fazê-las bem”, o trabalho social foi se aprimorando, chegando à realidade que temos hoje:

* Comunidade Terapêutica para dependentes químicos Perpétuo Socorro
* Atendimento com Assistente Social
* Orientação Jurídica
* Ação de Natal ‘Árvore da Solidariedade’
* Bazar Beneficente
* Informática básica
* Inglês
* Reforço Escolar
* Grupo Alfabetização de Adultos
* Atendimento psicológico
* Fonoaudiologia
* Orientação Nutrcional
* Estimulação Cognitiva para Idosos (em grupo)
* Acupuntura
* Grupo de auto-ajuda Amor Exigente
* Grupo de ajuda a codependentes (CODA)
* Grupo de Auto Estima
* Alcoólicos Anônimos
* Grupo de Terapia Comunitária com psicólogos e terapeutas
* Oficinas de Oração e Vida

Conheça mais sobre as obras sociais do Santuário: acesse CERAS

Serviço:

* Centro Redentorista de Ação Social (CERAS): Rua Ubaldino do Amaral, 204 – 80060-195/ Alto da Glória/ Curitiba-PR/ (41) 3352-6216/ centroredentorista@gmail.com.

* Comunidade Terapêutica Perpétuo Socorro: (41) 3352-6216 (CERAS)

* Bazar Beneficente de roupas usadas: Todas quartas – feiras, das 8 às 17 horas, na rua Ivo Leão, 220 – Alto da Glória

* Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro/Missionários Redentoristas: (41) 3253-2031/ secretariaperpetuo@hotmail.com