São José – 01/05/2019

0
60

Sabemos que São José foi um trabalhador. Foi um homem simples que ganhou seu sustento como um carpinteiro. Essa profissão exigiu força física e muito talento. Devia ter sido para ele uma fonte de chegar mais perto de Deus agradecendo pelo dom de criar coisas como o próprio Pai Criador fez.

De fato, conhecemos pouco da vida de São José. Parece que foi um homem sensível, carinhoso e obediente diante da lei de Deus. Foi da linhagem do Rei Davi. Sabemos que se casou com a jovem Maria, futura Mãe de Jesus. Esteve presente no templo na apresentação do menino Jesus e na fuga para Egito. Nunca mais José foi mencionado nos Evangelhos. Sua presença foi suficiente para apreciar a profundidade de sua fé, esperança e caridade. Homem simples, religioso, fiel, fornecedor de tudo para sua família, homem trabalhador.

Por isso José é conhecido como o padroeiro dos trabalhadores. Trabalho significa mais do que um simples ganho de salário. Trabalho nos coloca diante da noção bíblica em participar na contínua criação de Deus Pai e nos coloca na doação em favor dos outros. Trabalho oferecido a Deus por amor santifica nossa pessoa e nossos trabalhos. Trabalho santifica o trabalhador, se seu trabalho for oferecido a Deus como dom, oferta, culto e adoração ao Criador. Um trabalhador pode chegar à santidade através de seus trabalhos que possibilitam a manutenção digna de sua família.

 Terminamos rezando a oração a São José “Lembrai-vos, ó São José, esposo de Maria e modelo de trabalhador, que nunca ouviu dizer que alguém tivesse recorrido à vossa proteção e não fosse socorrido. Cheios de confiança recorremos a vós neste dia, pedindo pelos trabalhadores, que sejam respeitados os seus diretos e que trabalham pela construção do reino e de nossa sociedade. Amém”. São José, rogai por nós.

 Missionário Redentorista Padre Lourenço Kearns

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, indique o seu nome aqui