São João Batista – 24/06/2020

0
19

O evangelho de hoje conta a história do nascimento de João Batista. Já esse nascimento foi considerado algo extraordinário. Isabel era de idade avançada para poder ter filhos e era estéril. Não podia procriar filhos. E pela ação de Deus já predito pelo anjo para seu marido Zacarias, Isabel ia engravidar um filho que vai ser importante na história de salvação. Zacarias não acreditou, desobedeceu e ficou mudo sem poder falar.

Durante a gravidez Maria ficou três meses ajudando sua prima Isabel. E o milagre aconteceu. Isabel em sua velhice deu à luz ao filho prometido. Todos os parentes e a vizinhança ficaram admirados com essa graça de Deus. E depois de oito dias foi o momento de circuncidar o menino para entrar dentro da aliança feita em favor de Israel. Seria uma cerimônia como nosso batismo. E como é com nosso batismo foi o dia que os pais deram para o recém-nascido seu nome.

O costume daquele tempo foi que o primogênito masculino tomasse o mesmo nome de seu pai Zacarias. Isabel lembrando da mensagem do anjo disse que não, e seu nome será João. Os parentes recorreram para Zacarias para pôr seu próprio nome na criança. E Zacarias, sem poder falar, escreveu que seu nome será João. E assim aconteceu  tudo isso, celebramos na liturgia de hoje. O evangelho termina dizendo: “ E o menino crescia e se fortalecia em espírito; e viveu no deserto, até aparecer publicamente a Israel”. Que história bonita. E como esse homem João ficou santo. No deserto ele ficou apaixonado por Deus. E quando Deus mandou ele a batizar o povo pelo perdão de seus pecados ele cumpriu o que Deus pediu.

Ele não teve medo de confrontar os líderes religiosos que não procuraram esse batismo de arrependimento de seus pecados. E um dia ele vai batizar o próprio filho de Deus que nesse dia Jesus sem pecado tomou sobre si todos os pecados da humanidade e depois começou sua vida pública indo eventualmente para o Calvário para nos salvar.

Que São João interceda por todos nós e nossas famílias para que possamos acreditar que Deus nunca nos abandona nesses tempos difíceis que estamos passando.

Mãe do Perpétuo Socorro. Rogai por nós.

                                                           Missionário Redentorista Pe. Lourenço Kearns

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, indique o seu nome aqui