Santuário participa do 9º Muticom

0
1162

IMG_2430

A CNBB abriu hoje os trabalhos do 9º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) em Vitória, Espírito Santo.  O Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro participa do Muticom com sua equipe de Comunicação. O evento que reúne comunicadores da Igreja Católica de todo o país acontece de 15 a 19 de julho, e irá discutir a Ética na Comunicação. Este inclusive foi o tema da palestra de abertura desta noite, proferida pelo Padre Gildásio Mendes.

Antes dele, o arcebispo anfritrião, da arquidiocese de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela, deu as boas-vindas a todos os participantes dizendo: “temos uma grande notícia para dar: Jesus Cristo está vivo!”

“Estamos vivendo uma crise de ética. Que sejamos bons comunicadores, éticos, para termos um Brasil melhor!”, disse o arcebispo.

Padre Gildásio por sua vez, introduziu o tema central do Muticom, apontando que muitas vezes os problemas ocasionados pelo uso crescente da tecnologia não nasce nele mesmo, mas na família, na sociedade. “Se a pessoa demonstra pouca educação na internet, é porque tem pouca educação em sua casa, em sua vida real. Se é violenta na internet, é também na vida real. A tecnologia é conseqüência e não causa”, disse.

A conversão digital também foi um termo abordado nesta palestra de abertura, e sobre isso o padre lançou um desafio: “Quem vai descobrir hoje na realidade virtual um modo de santificar o tempo?”. Ele citou isso a exemplo do que fizeram os monges da idade média, ao criarem a Liturgia das horas, que seria uma forma de santificar e ritualizar o tempo real. Finalizou citando Papa Francisco como um exemplo de Amor ético comunicativo, com sua atitude e mensagem simples e simbólica, cheia de amor.

Perto de mil participantes, entre jornalistas, profissionais da comunicação, agentes da Pastoral da Comunicação, bispos, padres e religiosos, seguem em debates, palestras e grupos de trabalho e discussão nos próximos dias em Vitória. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil realiza o Muticom de dois em dois anos, como um evento itinerante, percorrendo a cada edição uma cidade diferente do Brasil, e reunindo comunicadores da Igreja Católica de todo o país para alinhar a caminhada, partilhar, aprender e debater os novos rumos da comunicação da Igreja e do mundo.

Entre os palestrantes estão o jornalista Caco Barcelos, Dom Leomar Brustolin, jornalista Elson Faxina e Padre Joãozinho, SCJ.

 

Ana Paula Rodrigues Ferreira

Jornalista

Comunicação do Santuário 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, indique o seu nome aqui