Santuário implanta Pastoral da Pessoa Idosa

0
513

O Centro Comunitário Santo Afonso sediou a implantação da Pastoral da Pessoa Idosa, o encontro aconteceu nos dias 18 e 19 de agosto. Zélia Chimentão coordenadora Arquidiocesana esteve conosco trazendo muitos ensinamentos e testemunhando sobre a importância da implantação e exercício dessa pastoral para o Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e para toda a Igreja. Entre as moderadoras estavam presente Ivone Bolfe e Antônia Machi da Pastoral da Pessoa Idosa do Santuário Nossa Senhora do Guadalupe.

Heliane Negrini, Coordenadora do CPP, do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro esteve o tempo todo acompanhando e dando apoio a este evento. Diz “é um ganho para a vida pastoral do Santuário e um zelo para com nossos idosos”. Com a implantação da Pastoral da Pessoa Idosa no Santuário, hoje temos a graça de contar com trinta e quatro pastorais, serviços e movimentos que atuam no Santuário deixando-o mais forte e ativo.

Padre Celso Cruz, reitor do Santuário, afirma que “o despertar das pessoas para esse serviço/doação dentro da Igreja é o toque de Deus nos dizendo que precisamos cuidar uns dos outros”. Acentua também que “a Pastoral da Pessoa Idosa chega num momento muito oportuno, há muitos idosos que precisam da visita e do carinho dos membros da Igreja”.

Pastoral da Pessoa Idosa

O que é

A Pastoral da Pessoa Idosa tem como missão a promoção e valorização da Pessoa Idosa, dando-lhe a oportunidade para melhorar sua qualidade de vida, respeitando seus direitos por um processo educativo integrado a sua família e a comunidade. Com a formação de redes comunitárias de líderes voluntários que multiplicam o saber e a solidariedade fraterna. A Pastoral da Pessoa Idosa já tem mais de 10 anos de fundação, por iniciativa da Dra. Zilda Arns Neumann. No ano de 2004, durante a assembleia geral da CNBB, aprovaram a proposta de sua fundação.

Objetivo Geral

Acompanhar pessoas idosas no domicilio, mensalmente, de preferência, as mais fragilizadas, levando afeto e a ternura de Deus.

A Pastoral da Pessoa Idosa tem por metodologia a prática de Jesus. Marcos 6,34-44 trata da multiplicação de dois peixes e cinco pães, onde o Mestre dá autonomia às lideranças, recomendando que se dividissem em grupos e servisse a multidão. A P.P.I, também identifica as lideranças no meio da comunidade e as envia em missão dois a dois depois de passarem por capacitação adequada.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, indique o seu nome aqui