Agentes de pastoral participam de momento de reflexão

0
168

No último domingo (26), algumas pastorais estiveram reunidas para um momento de reflexão e intimidade com Deus. Na ocasião estavam presentes membros da Comunidade Católica Filhos do Céu, Grupo de Oração Marca da Vitória, Mães que Oram pelos Filhos, Pastoral da Pessoa Idosa e Batismo.

A reflexão foi baseada no livro “Elogio da sede”, de José Tolentino Mendonça. Os participantes receberam alguns exercícios espirituais antes e também no pós-retiro. O objetivo é que os assuntos abordados tenham continuidade na atuação de cada um dentro da comunidade.

“Temas como o perdão, o abraço, a autorresponsabilidade, a misericórdia e a compaixão fazem com que o agente de pastoral se fortaleça para transmitir a mensagem de Jesus com mais propriedade”, ressaltou o palestrante do retiro, Maykon Baptista de Freitas.

O encontro também abordou aspectos da sede humana, como a sede de Deus e a sede do outro. Este contexto foi embasado na passagem da Samaritana, presente no evangelho de João, capítulo 4.

“Senhor, dá-me desta água, para eu já não ter sede nem vir aqui tirá-la!”. (Jo 4, 15)

Para Rosanette Streitemberger Alonso, coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa, o retiro, o recolhimento e a oração são necessários para renovar as forças espirituais. “Além de ser um tempo ofertado a Deus, também conseguimos refletir sobre nossa atuação perante a comunidade”, finaliza.

Confira algumas fotos do Retiro das Pastorais de 26 de maio de 2019:

Próximos encontros

Este foi o segundo Retiro das Pastorais do ano, promovido pelo Santuário. O primeiro aconteceu na chácara da Comunidade Terapêutica Perpétuo Socorro, em Quatro Barras (PR), em abril. Na ocasião estiveram presentes os coordenadores e vice-coordenadores das pastorais. Foi um retiro de silêncio, baseado na espiritualidade das Oficinas de Oração e Vida.

Até o final do ano, todas as pastorais são convidadas para este dia de crescimento espiritual. As datas já estão reservadas na Casa das Irmãs Paulinas e os encontros serão ministrados pelo mesmo palestrante, Maykon B. Freitas.

Confira a data dos próximos e motive sua pastoral para este momento de intimidade com Deus:

  • 28 de julho
  • 15 de setembro
  • 20 de outubro

No dia 17 de novembro, está programada a Assembleia das Pastorais. Será um momento de balanço sobre as atividades realizadas durante o ano e também de planejamento para 2020. Contamos com a sua presença!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, indique o seu nome aqui