Qual a importância da Catequese de Adultos?

0
1625

CATEQUESE DE ADULTOS

Quando pensamos em catequese, imediatamente associamos esse processo com crianças. Mas ela é muito mais que isso! A catequese é um processo contínuo de educação na fé, que começa no ventre materno e nos acompanha durante toda a nossa vida. E quando chega na dimensão da igreja, ela abrange não só as crianças, como também, jovens e adultos.

Aos adultos, a igreja oferece o Catecumenato, ou seja, a Catequese de Adultos.

O catecumenato foi uma experiência de fé pela qual passaram os primeiros cristãos, ela baseava-se não só em transmitir conceitos ou informações, mas principalmente possuía uma dimensão espiritual. Nos encontros, que eram sempre em grupos, eles oravam, cantavam, trocavam experiências de vida e conheciam o plano de amor que Deus tinha por eles. Quem fazia a descoberta de Cristo, passava aos conhecidos e parente e foi assim que, durante os três primeiros séculos, os ensinamentos de Jesus foram propagados.

Com base nesse pressuposto, realizamos no Santuário uma catequese celebrativa, orante e vivencial, centralizada na pessoa de Jesus Cristo tendo como principal referência a Palavra de Deus. E tendo como objetivo, levar os catequizandos a terem um Encontro Pessoal com Jesus.

A Catequese de Adultos, destina-se a:

  • Jovens e Adultos que não tenham nenhum dos Sacramentos de Iniciação Cristã – Batismo, Eucaristia e Crisma.
  • Jovens e Adultos com a iniciação incompleta.
  • Jovens e Adultos com todos os Sacramentos e que querem aprofundar sua fé e seu conhecimento na doutrina cristã.

Como nos diz Paulo em sua carta aos Coríntios: Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”(2 Cor 5,17). Nesses depoimentos a seguir, vemos que a escolha dessas pessoas em conhecer mais a fundo a pessoa de Jesus, modificou por completo suas vidas.

Os ricos ensinamentos da catequese mudaram a minha mentalidade sobre o que eu pensava a respeito do catolicismo.

Encontro após encontro ia se formando em mim uma nova visão.

Para mim, a catequese foi um divisor de águas, cujo ensinamentos desmistificaram uma falsa percepção que eu tinha sobre a igreja católica.

Hoje, enxergo o quão pouco ou quase nada eu sabia sobre a fé e a vivência de uma vida verdadeiramente cristã dentro dos preceitos da igreja católica.

Ainda tenho muito para aprender mas posso afirmar que participar da catequese de adultos foi essencial para consolidar a minha fé pois passei a enxergar a igreja católica como um todo estruturado que preserva a tradição original da igreja e presenta Cristo no plano da salvação do homem.”  RAQUEL SANTOS

“A procura pela Catequese não se baseou unicamente na vontade de obter o sacramento do crisma. Lembro-me como se fosse hoje o dia que o padre Celso, no final da missa, disse que estava aberta a Catequese de Adultos. Senti como um chamado de Deus para que eu me voltasse para as coisas do alto, deixadas de lado na correria do dia a dia. Tinha várias dúvidas e alguns assuntos até desconhecia e a Catequese me ajudou, a cada encontro, esclarecê-los, a conhecer melhor a Bíblia, os dogmas da Igreja Católica e a me tornar mais próxima de Deus. Como se sabe, não há como seguir os ensinamentos das Sagradas Escrituras se não os conhecemos e, da mesma forma, se não nos aproximamos ou conhecemos melhor a Deus, não há com amá-LO de todo coração e com toda a nossa alma.” MÁRCIA MARGARETE

“Quero acrescentar que  acredito ter sido a melhor forma de entender o espaço e a importância que a igreja tem na minha vida e da minha família. Os ensinamentos são os mesmos mas a forma de vivenciar tudo isso de uma maneira simples e descontraída faz com que a certeza de que tínhamos muito a aprender só me fortaleceu ainda mais no caminho da fé.”  CLAUDIA PAVANELLI

Texto: Andrea Bonatto – Coordenadora do Catecumenato do Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Imagem retirada do site: http://www.sjoao.com.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, indique o seu nome aqui