Província Redentorista de Campo Grande

Missionários Redentoristas

BREVE HISTÓRIA DOS REDENTORISTAS

Santo Afonso Maria de Ligório fundou em 1732 no sul da Itália a Congregação do Santíssimo Redentor, popularmente chamada Congregação dos Redentoristas.
Os Redentoristas se esforçam por continuar o exemplo de Jesus Cristo Redentor pregando o Evangelho aos pobres (cf. Lc 4,14-21).
A Congregação teve início como uma resposta às necessidades espirituais dos

Brasão da Congregação do Santíssimo Redentor

abandonados, do povo pobre que vivia na zona rural, nas montanhas fora da cidade de Nápoles.
A princípio, apenas uns poucos homens seguiram a inspiração de Santo Afonso. Mas enquanto ainda vivia o Fundador, a Congregação expandiu-se para fora do Reino de Nápoles, primeiramente para a Itália central e depois para a Polônia.
Durante as primeiras décadas do séc. XIX foram fundadas comunidades redentoristas no Império austro-húngaro, na Alemanha, na Bélgica e na Holanda.
Em 1832, no centenário da fundação da Congregação, seis missionários redentoristas (três sacerdotes e três irmãos) partiram para os Estados Unidos e começaram a primeira obra missionária fora da Europa. Seguiram-se fundações na América Latina, na Austrália e depois na África e na Ásia.

MISSIONÁRIOS REDENTORISTAS

Os Missionários Redentoristas, padres e irmãos, estão espalhados pelo mundo inteiro, presente em mais de 80 países. Em 1894 chegaram os primeiros Redentoristas no Brasil. Atualmente somos aproximadamente 600 missionários aqui no país, distribuídos em nove unidades, que são cinco (5) Províncias: Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Goiás e Campo Grande, e quatro (4) Vice Províncias: Recife, Fortaleza, Manaus e Bahia. Nós da Província de Campo Grande, estamos nos Estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. Cuidamos de paróquias, santuários e meios de comunicação social. A Congregação do Santíssimo Redentor é um Instituto clerical de vida apostólica e votos simples, com a finalidade de: “continuar o exemplo de Jesus Cristo Salvador, pregando aos pobres a Palavra de Deus, como disse de si mesmo: Enviou-me para evangelizar os pobres” (Const. 1). “Os membros da Congregação tem como incumbência o anuncio explicito do Evangelho” (Const. 5). “Esse anuncio visa especialmente a Copiosa Redenção, isto é, o amor de Deus Pai “que nos amou primeiro e nos enviou seu Filho, como propiciarão pelos nossos pecados” (1Jo 4, 10) e que pelo Espírito Santo vivifica a todos os que n’Ele creem” (Const. 6). Desde o começo eles corresponderam à vocação com exercícios espirituais, missões e Instrução religiosa. A Congregação foi fundada em Scala no dia 09 de novembro de 1732, na Itália, por Santo Afonso Maria de Ligório. No começo foi uma simples Congregação de padres seculares sem votos, mas em 1740 para assegurar uma estabilidade maior, eles fizeram o voto de perseverança. Depois da morte de Falcoia em 1743, a Congregação, ou o Capítulo, escolheu Santo Afonso como superior maior com o título de Reitor mor e, ao mesmo tempo, eles adotaram os três votos religiosos. Depois da profissão religiosa de São Clemente Maria de Hofbauer e do Padre Thaddeus Hübl, em 1785, a Congregação se estendeu às regiões do Norte da Europa. Em 1787 uma comunidade foi fundada em Varsóvia. Depois da morte de São Clemente, em 1820, e sob a direção do Venerável Padre José Passerat, Vigário Geral fora da Itália, a Congregação conheceu uma expansão considerável até chegar aos Estados Unidos. Os redentoristas estão na América Latina desde 1870, na Austrália desde 1882 e na África desde 1899. A primeira fundação na Ásia foi por volta de 1906.

REDENTORISTAS EM MATO GROSSO DO SUL

 

Logomarca da Província de Campo Grande

A Província Redentorista de Campo Grande nasceu no ano de 1930, com a chegada de dois padres Missionários Redentoristas vindos da Província de Baltimore dos Estados Unidos. Francis Mohr e Alphonse Hild que desembarcaram em Aquidauana/MS, e deram início à presença estável de redentoristas no Mato Grosso do Sul. Em 1934 foi feita a primeira fundação no Paraná. Em 1936 foi criada a Vice-província que, em 1942, teve sua sede transferida para Campo Grande. Em 1971 a sede foi novamente mudada, agora para Curitiba (PR), mantendo, porém, o mesmo nome também depois da elevação a Província em 1990. No Mato Grosso do Sul nossas comunidades estão em: Campo Grande, Aquidauana, Ponta Porã. No Paraná: Curitiba, Guaratuba, Telêmaco Borba, Paranaguá, Maringá e Londrina.  A Evangelização da Província Redentorista de Campo Grande é Graça de Deus e fruto da generosidade de centenas de Missionários Redentoristas ao longo dos anos. Coragem, amor, zelo apostólico e ardor missionário marcam nossa historia que continua a ser uma resposta ao Cristo Redentor a maneira de ler o Evangelho a partir de Santo Afonso Maria de Ligório.

Os Redentoristas usam as iniciais “C.Ss.R.” após os seus nomes. Essas quatro letras são uma abreviação de  Congregatio Sanctissimi Redemptoris, expressão latina que significa A Congregação tem um lema tirado do versículo 7 do Salmo 130, em latim: Copiosa apud eum redemptio  (Nele é copiosa a Redenção).
Essa parte do salmo é uma declaração resumida do espírito que motiva os Redentoristas, porque nele Deus se mostra como absolutamente generoso em amor, compaixão e perdão para com a humanidade, amando de tal modo o mundo que deu seu Filho único, Jesus Cristo (cf. Jo 3,16).
Os Redentoristas foram tocados por esse amor e por isso procuram levar essa Boa Nova ao mundo, mas com especial preferência por aqueles que vivem à margem da Igreja e da sociedade.

Retirado do site: https://perpetuosocorroms.com.br/redentoristas/

Site da Congregação Redentorista

Conheça nossas paróquias:

Paróquia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição – Aquidauana/MS

Paróquia de Nossa Senhora do Bom Sucesso – Guaratuba/PR

Santuário Estadual de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Campo Grande/MS

Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio – Paranaguá/PR

Paróquia Nossa Senhora da Guia – Campo Grande/MS

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Londrina/PR

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Maringá/PR

Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Telêmaco Borba/PR

Paróquia Saint James – Newark/EUA

Paróquia São José – Ponta Porã/MS

Paróquia São Luiz Gonzaga – Londrina/PR