PREPARANDO O CAMINHO DO SENHOR – 24/06/2015

0
1207

Estimados irmãos e irmãs,

       Estamos vivendo nesses dias o novenário da nossa Querida Mãe do Perpétuo Socorro, tendo como tema “Mãe, eis aí o teu Filho” (Jo 19, 26). Rezamos e caminhamos com o nosso Salvador Jesus Cristo que nos apresenta a sua Mãe a todos nós. E Maria por sua vez nos anima a viver o discipulado de seu Filho Jesus.

       O Evangelho de hoje, de São Lucas (1, 57-66), descreve o nascimento de João Batista, aquele que veio preparar o caminho do Senhor, no anúncio do Reino. Embora seu pai se chamasse Zacarias, ele recebeu o nome de João. O nome “João” significa na tradição judaica “agraciado por Deus e também Deus é misericórdia”. Isto é, João Batista irá preparar o caminho do Senhor Jesus pois Deus tem misericórdia de seu povo.

       Neste sentido, Jesus vem ao mundo manifestar a piedade e a compaixão de Deus pelo seu povo, que tanto necessita da ajuda divina. “Enquanto a humanidade nem sempre é fiel, Jesus apresenta um Deus fiel em sua misericórdia ao povo, fazendo com o seu próprio sangue uma ‘Nova e Eterna aliança” conosco. Jesus vai até as últimas consequências da cruz para manifestar concretamente o seu amor  por nós.

       O que cabe a nós diante deste Evangelho? Cabe a nós respondermos a misericórdia e o amor de Deus com um coração aberto, deixando Jesus ser o Senhor da nossa história e de nossa vida. Deus é solidário conosco, assim também somos convidados a viver a solidariedade e a prática do bem com o nosso próximo, especialmente com os mais pobres e vulneráveis da sociedade. É difícil ser omisso diante do grande amor e piedade de Deus por nós. Nossa melhor resposta é o amor a Deus, e gestos concretos aos nossos próximos, com atitudes concretas em favor da promoção daqueles que não têm vida digna.

       No espírito do tema do nosso novenário vivemos como filhos amados de Deus, tendo Maria como nossa Mãe, vivendo a solidariedade de Deus no nosso dia-a-dia. Mãe do Perpétuo Socorro, ajudai-nos a melhor viver a piedade e o amor de Deus em nossa vida. Assim seja.

 

Pe. Joaquim Parron, C.Ss.R.

Missionário Redentorista

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, indique o seu nome aqui