Pode acender velas, em casa, para falecidos?

0
17527

Pode acender velas, em casa, para falecidos?

Se você carrega dúvidas sobre esta temática, espero que este texto o ajude na sua caminhada.

Gosto de acender velas, elas me ajudam a rezar fazendo-me sentir mais perto de Deus. A chama, que crepita e consome a cera, me recorda que eu também preciso consumir minha vida na tarefa de ser luz para o próximo. Assim como o nosso Redentor o fez.

O Círio Pascal mostrando sua luz nos fazem recordar do Cristo e de sua presença renovando as esperanças e iluminando o mundo.

A vela acesa sempre será símbolo da vida nos fazendo recordar que somos filhos da Luz. Assim como nos disseram um dia no nosso batismo: “Querida criança você foi iluminada por Cristo para se tornar luz do mundo. Caminhe como filha da luz iluminando as pessoas que vivem ao seu redor”.

Mãos que acendem velas se unem em oração. A vela que se acende mostra-nos que ao seu redor existe alguém de fé.

 

velas acesas

Acender vela para rezar a Deus por alguém vivo ou falecido sempre está associado ao bem.

A Igreja recomenda orações pelos fiéis defuntos. Não importa o lugar onde estamos, importa o nosso coração orante.

Existem pessoas que carregam a informação de que acender vela em casa pelo falecido não é bom. É uma pena que isso está como verdade no coração de muitas pessoas. Criam até um pensamento negativo a cerca disso.

Se tiveres o desejo de acender uma vela e rezar por algum falecido, faça-o: em casa, no cemitério ou em algum lugar apropriado que as igrejas oferecem. A oração sempre nos fará bem. Agindo assim você não esta contra os ensinamentos da Igreja.

Acender vela por alguém que morreu sugere duas coisas:

– que você é uma pessoa de fé,

– que o falecido cultivava uma vida de temor a Deus.

Rogar a Deus por vivos e defuntos é uma obra de misericórdia espiritual. Continuemos a sempre rezar por aqueles que nos são importantes. A nossa oração toca o coração de Deus.

Obs. Não se esqueça de apagar a velas ante de sair de casa ou de dormir. Quando apagar uma vela, tenha certeza que o pavio está mesmo apagado. Velas podem ser perigosas se não forem usadas apropriadamente. 

Padre Celso Vieira da Cruz, CSsR

Missionário Redentorista

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, indique o seu nome aqui