Pensamento da Novena 05-04

0
1133

Tema: JESUS, A VERDADEIRA LIBERDADE

Queridos irmãos, estamos na Quinta Semana da Quaresma, e no Evangelho de hoje Jesus diz: “Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Que verdade é essa? Para nós, cristãos, é o caminho da santidade, pois a santidade é o caminho da verdade e da liberdade.

Quem deseja a santidade abre-se a Deus, e seguindo radicalmente Cristo, caminha na verdade, na verdade total, na verdade que não desilude nunca! Dependemos ainda da graça de Deus, pois não alcançamos a Deus unicamente com as nossas forças, mas deixando-nos guiar pela graça. Busquemos essa graça no silêncio e na oração! Quaresma é tempo de reflexão.

No Evangelho de hoje, Jesus diz também que “a verdade vos libertará”. Nosso Senhor fala aqui da liberdade verdadeira, espiritual, aquela liberdade que não nos deixa escravos dos bens materiais, de nossos desejos, dos vícios, do pecado, pois como diz Jesus, “todo aquele que comete pecado é escravo do pecado”. Mas, quem de nós não experimentou ou não experimenta momentos de fraqueza? Santo Agostinho, que tornou-se cristão após uma vida libertina, escreve  que “na medida em que servimos a Deus somos livres, e na medida em que servimos a lei do pecado somos escravos”. Por isso, o Evangelho vem nos alertar: “Se, pois,  o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres”.

Peçamos ao Senhor que nos ajude a descobrir e a aceitar o convite à santidade, pois é EM JESUS e COM JESUS que nós queremos estar, sempre!  E que Maria, Nossa Mãe do Perpétuo Socorro, nos ajude a evitarmos o pecado, para permanecermos na Palavra do Senhor e vivermos a plenitude da liberdade já aqui na terra.

Mãe do Perpétuo Socorro, Rogai por nós!

 Diácono Edilson da Costa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, indique o seu nome aqui