Pastoral do Matrimônio faz encontros formativos

0
16
Seguindo as orientações da Arquidiocese de Curitiba, alguns serviços pastorais tiveram que dar uma pausa durante a pandemia. Um exemplo, foi a Pastoral do Matrimônio, responsável pela formação dos noivos antes do casamento.
“Aqui no Santuário fazemos três formações por ano, com seis encontros cada uma delas, mas em 2020 só conseguimos fazer um encontro”, explica Rosemeire Morando, coordenadora da pastoral. A primeira turma acontece em março, abril e maio; a segunda, em junho, julho e agosto e a terceira, em setembro, outubro e novembro.
Mesmo sem poder trabalhar com os casais, a pastoral tem aproveitado o tempo para a formação da equipe, através de encontros quinzenais online. As reuniões acontecem na quarta-feira à noite e promovem o estudo de documentos da Igreja. Dentre eles, Rosemeire cita o Catecismo da Igreja Católica (nos códigos referentes ao Sacramento do Matrimônio) e o Roteiro de Encontros de Formação para Noivos.
A coordenadora também informa que as formações não têm previsão de retorno e os casamentos foram remarcados para o próximo ano. A Formação de Noivos tem validade de dois anos e o casal devem procurar fazê-la com antecedência mínima de 6 meses da data do casamento. Para outras informações, entrar em contato com a secretaria do Santuário através (41) 3253-2031.
Foto: Jaelson Nunes

Quer se casar no Santuário?

Os casamentos são realizados aos sábados, em dois horários: 17h e 18h. Três meses antes da data prevista, é necessário que os noivos procurem a Paróquia de residência da noiva OU do noivo para iniciar o Processo Matrimonial.

DOCUMENTAÇÃO – PAROQUIANOS DO SANTUÁRIO N. S. PERPÉTUO SOCORRO:

  • Certidão de Batismo dos noivos atualizada (com data não anterior a seis meses);
  • Lembrança de 1ª Comunhão e Crisma;
  • Certificado do Curso de Noivos;
  • Certidão do Casamento Civil ou declaração do Cartório, confirmando que deram entrada no processo para o Casamento Civil. Lembramos, portanto, que o casamento no civil é feito separadamente e antes do casamento religioso;
  • Xérox dos comprovantes de residência dos noivos (ex.: contas de água, luz ou telefone);
  • Xérox do RG dos noivos;
  • Testemunhas: os noivos devem escolher 2 pessoas para assinarem a ata do casamento informando os seguintes dados: NOME, IDADE, ENDEREÇO, PROFISSÃO, ESTADO CIVIL e NACIONALIDADE;
  • No caso dos noivos serem menores de 21 anos, os pais ou responsáveis devem assinar o consentimento do Matrimônio.

TAXAS:

  • Celebração do casamento: R$ 500,00 com pagamento no ato da reserva.
  • Em caso de desistência, devolução da taxa referente a 50% do valor pago.
  • Transferência de Processo: R$ 70,00

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, indique o seu nome aqui