Congresso Nacional e Semana Pedagógica iniciam atividades da Pastoral Catequética em 2019

0
424
Foto: Pastoral Catequética

O Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Curitiba (PR) marcou presença na primeira edição do Congresso Catequistas Brasil, que aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro, em Aparecida (SP). O evento reuniu cerca de 2 mil catequistas de todas as regiões do país e o Santuário foi muito bem representado por Silvio Raulff Wunsch, Vera Lucia Wunsch, Andrea Bonatto, Mirela Goncho e Cynthia Glowacki Ferreira.

Foto: Pastoral Catequética

As atividades foram compostas por 40 palestras e 27 oficinas, que tiveram a contribuição de Bispos, Padres e leigos no processo de formação dos participantes. “O evento foi fonte de inspiração e motivação e abordou técnicas avançadas para impulsionar os catequistas na missão do discipulado de Jesus”, disse Vera Lucia.

Dentre os temas abordados, estavam: psicopedagogia catequética, metodologia, identidade cristã, espiritualidade, catequese familiar, liturgia, mídias sociais, inspiração catecumenal, Bíblia, inclusão, mistagogia, Maria catequista, dinâmicas e muito mais. “Voltamos mais encantados ainda com a missão de transmitir e testemunhar Jesus Cristo e com o desejo de fortalecer a nossa comunidade catequética com o saber e o ardor mistagógico”, finalizou a  catequista Vera.

 

:: Acesse o Portal do Catequistas Brasil. 

  • Semana Catequética e Pedagógica e missa de envio

Após o “Catequistas Brasil”, a pastoral catequética do Santuário esteve reunida para um momento de formação, espiritualidade e planejamento entre os dias 12 e 16 de fevereiro. A Semana Catequética Pedagógica aconteceu no Centro Redentorista Santo Afonso (CRSA) e contou com a participação do grupo de Catequistas de Iniciação à Vida Cristã (Catequese Infantil, Eucaristia, Crisma, Catecumenato e Catequese Familiar).

“É uma ação conjunta de espiritualidade, conhecimento e responsabilidades, de acordo com a importância e o dinamismo do ministério da catequese em nossa comunidade”, pontuou Silvio, ao falar sobre a importância da Semana Catequética.

A acolhida ficou sob a responsabilidade do Pe. Celso Cruz, CSsR, reitor do Santuário, e da Irmã Cezira, da Congregação das Irmãs Beneditinas. Ambos falaram sobre a vocação do catequista. O diácono José Carlos, da Paróquia Santa Bertila conduziu um momento de espiritualidade à luz do tema da Semana Catequética: “Mestre, onde moras? Vinde e Vede,” (Jo 1, 38-39). Por fim, ainda houve a formação sobre Liturgia e Catequese, ministrada pela teóloga Mirela Goncho.

No dia 16 de fevereiro foi realizado o 1º Encontro de Pais e Catequizandos do Ministério da Catequese do Santuário. O encontro culminou com a missa de abertura da Caminhada Catequética e envio dos catequistas, presidida pelo Pe. Donizete Araújo, CSsR. Durante a celebração, ele destacou a importância do chamado e da vocação de catequistas e catequizandos.

Ao término da missa, foi realizada a instituição de 17 novos catequistas e o envio de todo o grupo, fruto do projeto Ser Catequista para novos vocacionados à pastoral.

Serviço: Estamos com inscrições abertas para a Pré-Catequese (6 a 8 anos) e para a Primeira Etapa. Informações na Secretaria do Santuário (41) 3253-2031.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, indique o seu nome aqui