Pastoral cria pontes entre evangelização e esporte

0
4

Presente no Santuário desde julho de 2019, a pastoral do esporte foi muito bem acolhida pela comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Curitiba (PR) e já reúne mais de 50 participantes. Os encontros acontecem uma vez por mês, sempre às quintas-feiras, e são norteados pela Palavra de Deus e pelo primeiro documento da Igreja dedicado ao esporte, publicado em junho de 2018: “Dar o Melhor de Si”.

Reunião Pastoral do esporte NSPS
Os encontros mensais têm caráter espiritual e formativo. Foto: Renata Aquino

Para Wagner Campos, um dos coordenadores da pastoral, o objetivo principal dos encontros é criar um espaço para a espiritualidade, reunindo atletas católicos das mais diversas modalidades. Por outro lado, a iniciativa também tem levado o esporte para a comunidade através do voluntariado. “A pastoral deve sair e criar pontes, evangelizar em diversos ambientes e servir a Deus”, afirma Márcio Santos, que também está à frente da missão.

Dentre as atividades desenvolvidas há Muay Thai para o público infantojuvenil; pilates, ginástica e fisioterapia preventiva para pessoas de qualquer idade e o projeto “Mulheres no Tatame”, que envolve aulas de defesa pessoal exclusivamente para mulheres. Os cursos são gratuitos e acontecem no Centro Redentorista Santo Afonso, espaço dedicado às ações sociais do Santuário.

Mulheres no Tatame
O projeto “Mulheres no Tatame” começou há um mês e teve muita adesão pelas mulheres do Santuário.

Na Comunidade Terapêutica Perpétuo Socorro (CTPS), os acolhidos também são beneficiados com aulas de artes marciais, ministradas por professores voluntários da pastoral do esporte. A CTPS ainda organiza corridas e caminhadas ao longo do ano, com o objetivo de incentivar a prática esportiva entre os acolhidos e também permitir que a comunidade conheça o trabalho desenvolvido com os dependentes químicos.

Jogo das estrelas

Para o final do ano, a pastoral do esporte, juntamente com outras parcerias, promove o Jogo das Estrelas, no dia 1º de dezembro. O projeto visa arrecadar fundos para três entidades beneficentes ligadas ao esporte, dentre elas, a CTPS.

O evento acontece no Estádio Durival Britto e Silva (Vila Capanema), das 8h às 13h. Os ingressos custam R$20,00 ou 10,00 + 1kg de alimento. Crianças até 12 anos não pagam, mas devem estar acompanhadas de um adulto responsável.

Os ingressos podem ser adquiridos na secretaria do Santuário (Rua Ivo Leão, 80), mas o quilo de alimento não perecível deverá ser entregue SOMENTE no dia do jogo.

Jogo das Estrelas

Corrida do Perpétuo Socorro

Outro evento esportivo é a 1ª Corrida e Caminhada do Perpétuo Socorro, que acontece no dia 15 de dezembro (domingo), com largada em frente ao Santuário. A prova tem percursos de 10 km e 5 km de corrida e 3 km de caminhada, além de largada para portadores de necessidades especiais.

Toda renda líquida do evento será revertida em melhorias e ampliação da estrutura da CTPS. As inscrições vão até 1º de dezembro, ou até quando for preenchido o limite máximo de 5.000 atletas inscritos.

Para participar, os atletas devem ter, no mínimo, 14 anos para a caminhada de 3 km ou corrida de 5 km e 16 anos para a corrida de 10 km. A largada das três modalidades acontece às 07h, na Rua Ivo Leão, no Alto da Glória, em Curitiba-PR. O kit atleta deve ser retirado na véspera do evento, dias 13 e 14 de dezembro, na loja Decathlon Barigui.

Faça sua inscrição na 1ª Corrida e Caminhada Perpétuo Socorro AQUI.

Correndo pela Vida

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, indique o seu nome aqui