[ História do Santuário ]
O Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é uma das principais e mais tradicionais referências da Igreja Católica de Curitiba e Região Metropolitana (RMC), reunindo também fiéis e devotos de municípios do interior do Paraná e de outros estados. O templo católico ganhou notoriedade com as novenas a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, realizadas todas as quartas-feiras.

A devoção teve início em 1960, na Capela da Glória – Avenida João Gualberto –, com a chegada dos Missionários Redentoristas a Curitiba. A grande procura da prática espiritual motivou a construção de uma igreja maior (de 1965 a 1969). Com a inauguração do Santuário, em 1969, as celebrações passaram a ser realizadas na Praça Portugal, situada no bairro Alto da Glória. 

A novena rapidamente "contagiou" curitibanos e moradores de toda a RMC. Hoje, ela pode ser considerada patrimônio cultural de Curitiba, atraindo aproximadamente 2 milhões de pessoas anualmente ao Santuário. Estima-se que apenas em Curitiba e RMC, todas as quartas-feiras, a novena é celebrada em mais de 150 pontos diferentes entre paróquias, capelas, hospitais, asilos, etc., sendo esta a devoção mais conhecida da capital paranaense.

São 17 horários de novenas – das 6 às 22 horas, de hora em hora -, sendo três horários de missa neste dia (7h, 12h e 21h), o que contabiliza um fluxo de aproximadamente 30 mil pessoas que passam pelo Santuário somente nas quartas-feiras. Na quinta-feira, durante as três Missas do Santíssimo (9h, 15h e 19h30), que começaram a ser realizadas no final de 2004, são mais 7 mil pessoas passando pela Igreja.

Aos domingos, a movimentação de fiéis também é grande durante os dez horários de missas oferecidos. Assim, hoje já são mais de 150 mil pessoas por mês que participam das celebrações.

O Santuário está sob a coordenação dos Missionários Redentoristas, que expandiram o trabalho também para a internet, com as transmissões pela TV Web Perpétuo Socorro (canal do YouTube e Facebook); através do site www.perpetuosocorro.org.br e do Instagram, além de divulgar os principais acontecimentos mensalmente na Revista Perpétuo Socorro (pertencente à congregação).

O atendimento e acolhimento às pessoas que procuram o Santuário é prioridade: meia hora antes de todas as missas e nas quartas-feiras e domingos praticamente o dia todo, os padres atendem confissões e aconselhamentos. Atendimentos psicológicos, jurídicos, de fonoaudiologia, entre outros, também são prestados gratuitamente no Centro Redentorista Santo Afonso, um espaço de atendimento à população e uso das pastorais.
 
 
[ Galeria de Fotos ]
 
 
 

Copyright © Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Todos os direitos reservados