Santuário Perpétuo Socorro fica lotado para a tradicional Missa do Lava-Pés

Nesta Quinta-Feira Santa, dia 06 de abril, o Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Curitiba (PR), celebrou a Santa Missa da Ceia do Senhor, com a presença de aproximadamente dois mil fiéis e devotos. A celebração foi presidida pelo administrador do Santuário, Padre Edilei Rosa Silva, CSsR.


A Missa do Lava-Pés, tradição do catolicismo que simboliza o exemplo de humildade deixado por Cristo, relembra ainda os últimos momentos da vida de Jesus, especialmente o dia da última ceia, quando Jesus lavou os pés dos discípulos.


Durante a celebração desta noite, para recordar a tradição, 12 pessoas foram escolhidas na hora para viverem a experiência do rito de Lava-pés. 


Cada ano, existe uma dinâmica diferente na escolha das pessoas que têm os "pés lavados". Este ano, a inspiração da Comunidade Redentorista vem em harmonia com as diretrizes do Santo Padre, o Papa Francisco que celebrou a Missa do Crisma, na manhã desta quinta-feira (06/04), na Basílica de São Pedro, em Roma. Durante a homilia o prelado disse: "O Espírito é o protagonista e é bom hoje, no dia do nascimento do sacerdócio, reconhecer que Ele está na origem do nosso ministério, da vida e da vitalidade de cada Pastor. Sem Ele, nem sequer a Igreja seria a Esposa viva de Cristo, mas, no máximo, uma organização religiosa". E seguindo a moção do Espírito Santo que o Santuário preparou previamente uma dinâmica especial para 2023. Foi colocado envelopes nos bancos sem que os devotos e fiéis soubessem, no momento do ritual foi revelada a surpresa, que trouxe emoção e muita alegria a todos.  


Padre Régis Machado, explicou que - “Deus continua chamando homens e mulheres, trabalhadores e trabalhadoras, Ele chama a todos, e nós rezamos e percebemos como seria importante não utilizar critérios humanos para viver essa linda experiência do Lava-pés, mas com o desejo de querer se libertar dos critérios humanos sendo dóceis ao Espírito Santo foi preparado este momento rico de detalhes e com uma simbologia extraordinária”.


Fiéis e devotos que foram agraciados por encontrarem os envelopes, tiveram seus pés lavados por padre Edilei, presidente da celebração, o gesto simboliza o exemplo de humildade deixado por Cristo a serviço do próximo.


"Este momento é uma grande experiência de amor com Deus, que doou Sua vida pela salvação de cada um de nós, essa dinâmica deixa o convite de imitarmos os gestos de Jesus, para que nossa vida se torne uma fonte de amor e serviço para os irmãos e irmãs”, enfatizou o padre Edilei Rosa Silva, CSsR.


Depois da missa, os fiéis e devotos permanecem até meia-noite em momento de adoração ao Santíssimo. “Amanhã é dia de silêncio e oração, logo pela manhã, às 6 horas teremos aqui no Santuário a meditação da Via-Sacra, no período da tarde, às 15 horas teremos a Celebração da Paixão do Senhor e depois a procissão do Senhor Morto, em unidade com o Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e Jesus das Santas Chagas, com o Padre Reginaldo Manzotti, onde vamos juntamente com o povo de Deus fazer uma caminhada bonita de fé até a Catedral para um momento especial com o nosso Arcebispo Dom José Antonio Peruzzo”, destacou padre Edilei. 


Confira a programação no Santuário Perpétuo Socorro:


Sexta-feira Santa (7 de abril)


6h: Meditação da Via-Sacra

7h às 14h30: Adoração

7h às 15h: Confissão

15h: Celebração da Paixão do Senhor 

15h45: Procissão do Senhor Morto até a Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais


Confira o itinerário da Procissão no Centro:


15h45 – Início da procissão no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro


16h15 – Início da procissão no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e Jesus das Santas Chagas


16h30 – Encontro das imagens do Senhor Morto com a de Nossa Senhora das Dores na esquina da Marechal Deodoro com a Conselheiro Laurindo


17h30 – Chegada da Procissão na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, seguida de bênção do arcebispo e contemplação individual da cruz e das imagens processionais.


“Parada de fé e esperança” – Serão realizadas 3 paradas durante a procissão - uma em frente ao Hospital Oswaldo Cruz, outra no Instituto de Medicina e mais uma na Maternidade Mater Dei - para um breve momento de oração e recolhimento da “Caixa de Intenções” - onde serão depositados pedidos de oração (as caixas serão preparadas e entregues com antecedência para as instituições).  


A iniciativa tem como objetivo levar uma palavra de fé e esperança para os pacientes e profissionais de saúde.


Serviço:


Sexta - Feira Santa no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro


Data: 07 de abril de 2023.

6h: Meditação da Via-Sacra

7h às 14h30: Adoração

7h às 15h: Confissão

15h: Celebração da Paixão do Senhor 

15h45: Procissão do Senhor Morto até a Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais

Horário saída: 15h45 – Início da procissão no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Endereço: Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Praça Portugal, s/n, bairro Alto da Glória, Curitiba/PR)

Informações: (41) 3253-2031


 
 
 
 

Copyright © Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Todos os direitos reservados