Santuário Perpétuo Socorro de Curitiba tem novo administrador

Nesta sexta-feira (17), foi realizada a celebração de posse canônica do novo administrador do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Curitiba (PR). Padre Edilei Rosa Silva, CSsR, assumiu a missão que foi conduzida por Padre Celso Cruz, CSsR até o final de 2022, quando foi designado para desenvolver seu trabalho pastoral na Diocese de Naviraí, Mato Grosso do Sul (MS).


A Celebração Eucarística foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo. No início da missa, o arcebispo agradeceu o trabalho realizado pelos missionários redentoristas na arquidiocese. Em seguida, foi lido o documento da “Provisão de Posse”.


A cerimônia foi concelebrada pelos missionários redentoristas, sacerdotes de outras congregações, diáconos e pelo próprio padre Edilei. A missa também contou com a participação de devotos e de membros das pastorais, movimentos e serviços do Santuário.


Durante a homilia, o arcebispo saudou a todos presentes no altar da celebração, como também a equipe litúrgica. A reflexão partiu do evangelho de Marcos (cf.8,34 – 9,1), do qual Dom Peruzzo destacou o exemplo e consequências de "tomar a cruz e seguir o Cristo". O arcebispo afirmou que a missão que padre Edilei assumiu oficialmente naquele momento, trazia muitos pontos a serem observados. Ele disse: “Padre Edilei, será você o coordenador do serviço evangelizador de um Santuário muito procurado, como no tempo de Jesus! E muitos de nós viremos aqui fascinar-nos com graças e milagres. Está ótimo que venhamos, mas não é suficiente que nos fixemos apenas no prodígio e cedamos à tentação de um seguimento assinalado por muitas maravilhas, mas por poucos despojamentos”. Dom Peruzzo alertou ainda que hoje “muita gente só quer ser cristão longe da cruz, preferindo uma religiosidade que exija pouco e que agracia muito”. Por isso, pediu ao padre Edilei que não desanimasse, mesmo que muitos recusassem os momentos difíceis presentes na vida de cada cristão e do próprio serviço missionário. “Devemos aprender com Maria a sermos discípulos de Jesus, mesmo quando a cruz se apresentar diante de nós”, destacou. Dom Peruzzo, ao final da homilia, expressou ao novo administrador seus votos de sucesso na missão: “Eis o seu trabalho padre, é preciso competência, sensibilidade, compaixão e muito apreço pelo tema do discipulado. Bom ministério!”. 


Ao final da celebração, Dom José Antonio Peruzzo, concluiu a cerimônia do dia dirigindo a palavra especialmente ao novo administrador, ressaltando os principais desafios da missão: “A grande missão do novo administrador é aproximar o povo do seu Deus e aproximar Deus do seu povo. Em qualquer decisão que tiver que tomar, pergunte-se sempre de que modo essa decisão aproxima este povo de seu Deus e de que modo aproxima Deus do seu povo? Não se trata de agrados ou de desagrados, mas de aproximar o Senhor do Seu povo e o povo ao seu Senhor, sem esquecer que vez por outra também temos o caminho da cruz, para você, para eles (referindo-se à assembleia), para todos nós!”.   


Além de administrador do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Curitiba, padre Edilei Rosa Silva, CSsR, é o atual Provincial da Congregação do Santíssimo Redentor, Província de Campo Grande. 


Sobre Padre Edilei Rosa Silva, CSsR


Padre Edilei Rosa Silva, CSsR, nasceu em Ivaiporã/PR no dia 23 de outubro de 1979. Fez sua Primeira Profissão Religiosa em 2007 e foi ordenado sacerdote no dia 04 de dezembro de 2010, em Curitiba/PR.

 

Trabalhou na Equipe Missionária, em Aquidauana (MS), na Promoção Vocacional, como formador do Aspirantado, em Curitiba, e como vice-ecônomo provincial. Foi eleito superior provincial em 2015, no dia 09 de novembro e em 2018, sendo reeleito para o quadriênio (2019-2022).


Confira as fotos: aqui!



 
 
 
 

Copyright © Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Todos os direitos reservados