Santuário Perpétuo Socorro celebra o Dia Mundial do Enfermo com bênção para os doentes

Neste sábado (11), celebramos a memória de Nossa Senhora de Lourdes e o Dia Mundial do Enfermo. No Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Curitiba (PR), haverá uma programação especial para este dia. Os missionários redentoristas realizarão a bênção dos enfermos em 4 horários. A bênção será dada durante as missas celebradas neste sábado. 


Horários da Bênção dos Enfermos: (Sábado, 11/02) 7h - 12h - 15h e 19h30.


Nossa Senhora de Lourdes é a padroeira dos enfermos e, por isso, na sua festa é celebrado também o Dia Mundial do Doente. Para a data deste ano, o Papa Francisco publicou uma mensagem que tem como tema: “Trata bem dele!” — “A compaixão como exercício sinodal de cura”. Segundo o Pontífice -, é necessário estar próximo de quem sofre, dar voz ao sofrimento não ouvido e ser fermento de caridade. “O Dia Mundial do Doente não convida apenas à oração e à proximidade com os que sofrem, mas visa ao mesmo tempo sensibilizar o povo de Deus, as instituições de saúde e a sociedade civil para uma nova forma de avançar juntos”, exorta Francisco em sua mensagem.


Lourdes e os Enfermos


A devoção a Nossa Senhora de Lourdes, começou no dia 11 de fevereiro de 1858, numa tarde úmida e fria, após uma aparição que a Virgem Maria fez a uma jovem chamada Bernadette Soubirous, de 14 anos e analfabeta, que estava procurando gravetos (lenha) para sua casa. Ela sentiu-se atraída por uma luz que saía de uma gruta, onde estava uma mulher vestida de branco, com faixa azul, que a convidava a rezar.


A quem lhe perguntava como era a senhora, Bernadette fazia esta descrição: «Tem as feições duma donzela de 16 ou 17 anos. Um vestido branco cingido com faixa azul até aos pés. Traz na cabeça um véu igualmente branco, que mal deixa ver os cabelos, caindo-lhe pelas costas. Vem descalça, mas as últimas dobras do vestido encobrem-lhe um pouco os pés. Na ponta de cada um sobressai uma rosa dourada. Do braço direito pende um rosário de contas brancas encadeadas em ouro, brilhante como as duas rosas dos pés».


Como era de se esperar, ninguém acreditou na história de Bernadette, mas as aparições continuaram a se repetir. Em 25 de fevereiro, a senhora pediu a Bernadette que raspasse um lugar na rocha para beber água. A menina obedeceu, raspou a pedra com as unhas e dali brotou um filete de água: a fonte milagrosa de Lourdes.


Curiosa sobre a identidade da mulher com quem conversava, Bernadette perguntou quem era ela. A resposta veio através da voz calma da Virgem: "Eu sou a Imaculada Conceição".


Preocupados com a história de Bernadette, que dizia ser necessário construir uma capela no local da gruta, as autoridades civis e religiosas acabaram por interditar a gruta de Lourdes.


Mas as aparições continuaram até dia 10 de julho de 1858. Ao todo foram 18 aparições. A mensagem de Nossa Senhora de Lourdes consistia no chamado à conversão, oração do terço e principalmente a confirmação do Dogma da Imaculada Conceição, que tinha sido declarado pela Igreja em 1854.


Desde 1858 até hoje, contínuas multidões de peregrinos têm-se reunido em Lourdes, que se tornou o maior santuário da França. Em 1925, o Papa Pio XI declarou Bernadette bem-aventurada e, em 1933, ela foi beatificada, tornando-se assim, Santa Bernadette. O Santuário de Lourdes é um dos mais importantes centros de peregrinação do mundo. 


Oração para Nossa Senhora de Lourdes


"Virgem puríssima, Nossa Senhora de Lourdes, que vos dignastes aparecer a Bernadette, no lugar solitário de uma gruta, para nos lembrar que é no sossego e recolhimento que Deus nos fala e nós falamos com Ele, ajudai-nos a encontrar o sossego e a paz da alma que nos ajudem a conservar-nos sempre unidos em Deus. Nossa Senhora da Gruta de Lourdes, dai-me a graça que vos peço e tanto preciso (pedir a graça). 


Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós. Amém".


Serviço:


Santuário Perpétuo Socorro realiza Bênção para os Doentes


Data: 11 de fevereiro de 2023. 

Horários: 7h - 12h - 15h e 19h30.

Local: Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Praça Portugal, s/n, bairro Alto da Glória, Curitiba/PR)

Informações: (41) 3253-2031


 
 
 
 
 

Copyright © Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Todos os direitos reservados