Santuário Perpétuo Socorro anuncia retorno das novenas presenciais
Crédito da foto - Arielly Moura
Após um ano e cinco meses de novenas online, o Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Alto da Glória, anunciou o retorno das tradicionais novenas presenciais para esta quarta-feira (04).

O anúncio foi publicado nas redes sociais do Perpétuo Socorro após a divulgação da Resolução da Secretaria Estadual de Saúde (SESA) nº 705/2021 que aumenta de 35% para 50% a capacidade de público presencial nos templos religiosos, preservando na íntegra as medidas de distanciamento.

O reitor do Santuário, padre Celso Cruz, relembra que houve um retorno no dia 24 de março de 2021: “Naquele dia tivemos os 17 horários de novenas presenciais, pois a resolução vigente permitia 50% da capacidade. Mas com o progressivo aumento de casos na cidade, as autoridades anunciaram medidas mais severas. Então, tivemos que suspender novamente.”

Devoção contínua

Mesmo sem as celebrações presenciais nas quartas-feiras, a prática não foi interrompida pelos devotos. Andressa da Cunha, frequentadora das novenas há 15 anos, conta que no começo acompanhava de casa, mas no último mês decidiu ir até o Santuário e acompanhar a novena de lá, pelo celular, com fone de ouvido.

E ela não foi a única a adotar esta prática. Da sala de transmissão, o técnico Bruno Fabiano conta que durante as quartas-feiras observava muitos fiéis nos bancos, com os celulares e fones de ouvido, acompanhando a transmissão pelo YouTube ou Facebook.

Sinal de esperança

De acordo com o padre Celso, o retorno das novenas presenciais é um sinal de esperança. “Quando eu vejo a manifestação de alegria dos devotos ao saberem do retorno das novenas, parece que as coisas vão voltando ao seu eixo e a gente vê que existe um caminho promissor para todos nós.”

Andressa, por exemplo, disse que está ansiosa para sentir a energia das pessoas: “Cada um chega lá com sua fé, mas quando a novena começa e todos estão unidos em comunidade, o coração acelera. Só de ouvir a palavra ‘retorno’ já fico com os olhos marejados de emoção!”

O reitor destaca que a imunização – parcial ou completa - gera um pouco mais de segurança e tranquilidade para todos, entretanto ressalta que ainda é tempo de cuidado com o próximo. E finaliza:

“Enquanto reitor do Santuário, é com muita alegria que estou retornando porque, de uma forma muito bonita, a gente devolve aquilo que já é do povo. Mesmo com as novenas online, sentíamos a necessidade de estar no Solo Sagrado para experimentar de novo esta fé que nos impulsiona. Então que seja um novo tempo e que, sobretudo, seja um tempo de paz.”

RETORNO DAS NOVENAS PRESENCIAIS
DATA: 04/08/2021
LOCAL: Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Praça Portugal, s/n – Alto da Glória)
NOVENAS: das 6h às 22h (de hora em hora)
MISSA E NOVENA: 7h, 12h e 21h
CONFISSÕES: 6h às 21h

 
Indique a um amigo
 
 
 
 

Copyright © Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Todos os direitos reservados