O texto de retrospectiva foi lido pelas jornalistas Tatiane Silva e Fabiana Sá, integrantes da PASCOM do Santuário
Retrospectiva 2021
Crédito da foto - Carol Percegona
Cada ano tem seu próprio desafio e 2021 não foi diferente! Iniciamos em meio à pandemia, com a dinâmica do “abre e fecha”, de missas e novenas online, do distanciamento, das máscaras... Quantas incertezas! Quantas expectativas!

Com o início da vacinação em massa, vimos uma luz brilhar! Nossos corações se encheram de esperança com o retorno das celebrações presenciais, dos eventos, da vida em comunidade que estávamos acostumados a ter aqui no Santuário.

Hoje, ao celebrarmos o último dia do ano, olhamos para trás com o sentimento de gratidão e nos alegramos em poder pisar nesse “Solo Sagrado”. Mesmo por debaixo das máscaras – que ainda são obrigatórias – os sorrisos e o sentimento de “missão cumprida” são notáveis em cada face.

É claro que alguns carregam a saudade dos entes queridos que não estão mais em nosso meio. Mas se nós estamos vivos, resta-nos agradecer pelas batalhas travadas e lições aprendidas. Alegremo-nos pelo dom da vida, pelo Novo Ano e pela presença constante de Jesus, Maria e José em nosso meio.

Convidamos a todos a acompanharem esta breve retrospectiva de tudo o que fizemos como Santuário, em 2021:

Iniciamos o ano com 29 horários de missas semanais, mas aumentamos para 34, para que mantivéssemos os protocolos e para que ninguém ficasse sem a Santa Comunhão. Na verdade, muitas missas foram celebradas em 2021: algumas votivas, outras com bênçãos especiais (bênção da garganta, bênção dos animais, etc.), em Ação de Graças...

Na quarta-feira de cinzas, ainda com as novenas online, tivemos 17 horários de missas. A Via Sacra semanal foi online, bem como as celebrações da Semana Santa. Mas graças a Deus, conseguimos atender as confissões presencialmente neste período.

Aliás, nos alegramos com todos os Sacramentos ministrados ao longo do ano: foram muitas Confissões, Matrimônios, Unção dos Enfermos, Batizados, Primeira Comunhão e Crisma de crianças, adolescentes e adultos. E o que dizer da ordenação diaconal e presbiteral dos jovens Adenilson, Cleverton e Willian? Uma bênção divina!

Sob o tema: “Maria, minha Esperança, socorrei-me!”, iniciamos o novenário e principal festa do Santuário. Ainda com capacidade reduzida e impossibilidade de aglomeração, peregrinamos com o ícone pela cidade, apresentamos uma Live Musical e fizemos uma homenagem floral a Maria. Também sorteamos um ícone que foi abençoado e entronizado na casa da família ganhadora pelos Missionários Redentoristas.

E olha que esses Missionários Redentoristas caminharam muito em 2021: nos hospitais, cemitérios, abençoando residências e locais de trabalho...

Com alegria, retornamos as novenas presenciais no início de agosto e a missa das Rosas em setembro, momentos muito esperados pelos devotos. Também tivemos a abertura do Jubileu dos 100 anos das Novenas - com procissão luminosa, saindo da Capela da Glória – e o início da Arquiconfraria de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, resgatando os primórdios da novena nos EUA.

No âmbito pastoral, os movimentos, pastorais e serviços foram perseverantes na caminhada: tivemos a investidura de novos coroinhas e MESCs, Projeto de Espiritualidade Integrada com as pastorais, formações específicas para novos agentes, cursos de extensão em parceria com a FASBAM (Seminário de Mariologia, Liturgia, Bíblia, Catecismo da Igreja Católica e Sacramentos) e contamos sempre com a ajuda dos leitores, comentaristas e músicos para animar tantas celebrações.

Recentemente, a PASCOM ganhou força e praticamente duplicou a quantidade de membros que agora estão se estruturando para melhorar ainda mais o trabalho de evangelização na comunicação do Santuário em 2022!

Os Grupos de Oração também continuaram clamando por dias melhores, pela cura interior e agradecendo pelas bênçãos derramadas a todo o instante. A Vigília da primeira sexta-feira do mês completou 20 anos no Santuário e as formações para noivos, pais e padrinhos também foram retomadas.

Em 2021, cinco livros foram lançados: Via Sacra de Santo Afonso Maria de Ligório, Devocionário a São José, Cordão de São José, Visitas a São José e o Manual Espiritual da Arquiconfraria de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. E já que citamos o Glorioso São José, como não relembrar todos os momentos votivos que fizemos em honra ao santo? Quantas peregrinações, quanto milagres, quantas cartas de agradecimento! Ah, São José, nunca mais seremos os mesmos depois deste Ano Josefino, pois aprendemos muito com suas virtudes e com o itinerário da Consagração... E o mais lindo de tudo isso, é que fomos presenteados com o ícone mosaico!

Quem ainda se lembra dos jardins de corações no dia das mães e dos pais; dos almoços drive-thru; do Terço Mariano, que inclusive completou um ano em 2021; das celebrações festivas dos Santos Redentoristas; das Ações entre os Devotos, com o sorteio de prêmios; do retorno do Bazar Beneficente, em julho; das Missões Jovens nas comunidades carentes, promovidas pelo SAV...
Por falar em solidariedade, o departamento de assistência social continuou a todo vapor desde o início do ano, com o cadastro e entrega de cestas básicas; encaminhamento à orientação jurídica; encaminhamento psicológico; doação de roupas, móveis e utensílios do Bazar Beneficente; acolhimento e tratamento para dependência química e álcool na Comunidade Terapêutica; entre outros, totalizando mais de 2.500 atendimentos.

Para suprir essa demanda, fizemos campanhas de alimentos, leite, fraldas, cobertores, material de higiene e limpeza e a Árvore Solidária, no fim do ano, com 2.000 nomes de crianças de 13 instituições parceiras. Também acolhemos o Café Solidário em momentos de confraternização e espiritualidade com os moradores em situação de rua. Ainda falando sobre a Comunidade Terapêutica, inauguramos o Empório Santa Resiliência e tivemos a Corrida da Família!

No final do ano, nos alegramos com os mais de 200 Missionários Redentoristas reunidos no Centro Redentorista Santo Afonso para o início do processo de unificação das províncias de Manaus, Porto Alegre e Campo Grande, que se tornará Província de Curitiba.

Ufa!!! Quanta coisa... Assim finalizamos 2021: com o coração agradecido por estas e por tantas outras atividades que não foram mencionadas, mas que fizeram a diferença em nossas vidas. Agradecemos pela sua generosidade, comprometimento, companhia e participação!

Paz, saúde e bênçãos de Deus são os desejos da Comunidade Redentorista, CPP e CAEP para todos os devotos, colaboradores e agentes de pastorais em 2022!

(Texto: Rubhia Morais)

:: Confira as fotos da Missa de Ação de Graças pelo ano de 2021 (CLIQUE AQUI).
 
Indique a um amigo
 
 
 
 

Copyright © Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Todos os direitos reservados