Redentoristas renovam compromisso sacerdotal na Missa dos Santos Óleos

O Arcebispo Metropolitano de Curitiba - Dom José Antonio Peruzzo celebrou na manhã desta Quinta-feira Santa (06) no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e Jesus das Santas Chagas, a Missa do Crisma – também conhecida de Missa dos Santos Óleos – uma celebração anual que reúne tradicionalmente o Arcebispo, bispos auxiliares, padres, diáconos e representantes das comunidades paroquiais. 


A celebração que dá início ao Tríduo Pascal é marcada pela bênção dos óleos que são utilizados ao longo do ano nas celebrações do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos.


Um dos destaques da celebração foi a renovação das promessas sacerdotais dos presbíteros presentes. Entre as promessas, está a obediência ao bispo e aos seus sucessores, assim como a fidelidade à Igreja e ao povo de Deus.


Os Missionários Redentoristas – da Província de Campo Grande, que atuam no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Alto da Glória, participaram da Santa Missa. 


“Hoje é dia de fazer memória do meu chamado, é um momento muito especial para minha vida, um dia em que recordo a minha escolha de ser um Missionário Redentorista, seguindo os passos do Santíssimo Redentor como presbítero e renovando a missão e compromisso de levar a boa nova a todos e em especial aos mais pobres e abandonados, permanecendo sempre firme na fé e alegre na esperança, anunciando a todos a Copiosa Redenção e tendo sempre comigo o auxílio da Virgem Maria, a Mãe do Perpétuo Socorro, e o exemplo de Santo Afonso Maria de Ligório, Pai fundador dos Missionários Redentoristas”, disse Padre José Aparecido Devecchi Gonçalves, CSsR. 


Significado dos Santos Óleos


Óleo do Crisma: É uma mistura de óleo de oliveira e bálsamo, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar a força e o perfume de Cristo. É usado no sacramento da Confirmação (Crisma), quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no Sacramento da Ordem (diaconato e sacerdócio). A cor que representa esse óleo é o branco ouro. Assim, a ampola que o contém é revestida de um véu branco.


Óleo dos Catecúmenos: Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a força de Deus que penetra no catecúmeno (como o óleo que penetra em seu coração), o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. A cor do véu, que reveste a ampola ou o vaso que o contém, é vermelha.


Óleo dos Enfermos: É usado no sacramento dos enfermos, conhecido como “extrema-unção”. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação na doença, para o fortalecimento da pessoa a fim de enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. A cor do véu, que cobre a ampola, é roxa.


 
 
 
 

Copyright © Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Todos os direitos reservados