Preparação para pais e padrinhos terá mudanças, em 2022
Crédito da foto - Jackqueline Romão
Seguindo as novas diretrizes da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), a partir de 2022, a Pastoral do Batismo do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Curitiba (PR) irá implantar um novo método de preparação para pais e padrinhos. O modelo proposto consiste em fazer um “itinerário” completo de acompanhamento da família, desde a gestação até a criança iniciar a catequese, seguindo o que pede o Papa Francisco.

“A intenção é fazermos uma caminhada com os pais, para que escolham bem os padrinhos, que entendam os sacramentos e perseverem na igreja. Pois nós sabemos que é muito comum que as pessoas se distanciem da igreja após o Batizado”, afirma Mirela Goncho, coordenadora da Pastoral do Batismo no Santuário.

A nova proposta está subdividida em quatro momentos: o “Pré-natal”, que são as visitas aos futuros pais e momentos celebrativos, mesmo antes do nascimento do bebê; o “Pré-batismal”, que consiste na acolhida aos pais e padrinhos e nos encontros personalizados de formação; a “celebração do Batismo”, que continuará sendo o ápice neste novo itinerário e, por fim, o “Pós-batismo”, quando o batizado e seus familiares serão acompanhados pelos agentes de pastoral, através de visitas e encontros celebrativos promovidos pela paróquia.

“Como somos uma paróquia redentorista, pensamos em fixar no dia 16 de outubro, dia de São Geraldo Majella, uma celebração de acolhida para as gestantes e seus familiares, já que o santo é conhecido como padroeiro das gestantes”, cita Mirela.

Atualmente a pastoral conta com 14 voluntários, mas está aberta para novos agentes, visto que o trabalho será mais abrangente a partir deste ano. Informações na secretaria do Santuário.

 
Indique a um amigo
 
 
 
 

Copyright © Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Todos os direitos reservados