Nono dia:
Crédito da foto - Divulgação
Com o tema “São José, Padroeiro dos Moribundos”, a celebração do último dia da novena iniciou com a oração ao Glorioso Patriarca, pedindo sua proteção na hora suprema e decisiva de nossas vidas. “Que ele possa abençoar a todos os agonizantes, dando-lhes a graça da salvação por intermédio de Maria”, suplicou padre Sérgio Lima, CSsR.

Na homilia, o sacerdote lançou a reflexão acerca da quantidade de pessoas que morrem diariamente, no mundo. “É o último instante da nossa vida e nos faz pensar que é o momento de agonia – palavra que, em grego, significa combate. É um combate por Deus ou contra Ele, decidindo o destino do homem para todo o sempre”, explicou. 

Padre Sérgio relembrou ainda situações presenciadas no leito de morte, junto a pessoas conhecidas: “Às vezes, sem estarmos à espera, vimos a aflição da morte e a importância da oração. E São José, patrono dos agonizantes, espera a nossa contribuição.”

Ao falar da importância da oração por aqueles que necessitam, ressaltou: “Talvez você dá pouco valor para a sua oração e seu sacrifício, mas eles podem alcançar os pontos mais distantes da terra; por isso, confie na sua oração.”

O sacerdote também mencionou a importância da Arquiconfraria de São José, presente no mundo inteiro, que ajuda os agonizantes em seus últimos momentos de vida, além de rezar a pequena oração que a irmandade faz aos moribundos.

Após a homilia, houve a recitação da ladainha a São José, seguida da liturgia eucarística. Como a quinta-feira é dedicada a Adoração a Jesus Sacramentado, a celebração encerrou com a Bênção do Santíssimo, sob o apelo do padre Sérgio: “Por mais difícil que seja, rezemos por todos os nossos irmãos e irmãs agonizantes que irão partir.”

Ao final, nas vésperas da Solenidade de São José – 19 de março, o missionário redentorista acrescentou uma citação de Santa Tereza D’Ávila: “No dia de São José, na sua festa, nunca ele deixou de atender um pedido meu”.
 
Indique a um amigo
 
 
 
 

Copyright © Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Todos os direitos reservados