Irmãs da Copiosa Redenção produzindo o Cordão de São José
No Ano de São José, Santuário terá programação especial
Crédito da foto - PASCOM

Com o objetivo de aumentar o amor pelo castíssimo esposo da Virgem Maria, imitar suas virtudes e implorar a sua intercessão, o Papa Francisco instituiu, em 8 de dezembro de 2020, o Ano de São José, que seguirá até 8 de dezembro deste ano. Em sua carta apostólica Patris Corde, o Pontífice indicou que deseja destacar o papel de São José como um pai que serviu sua família com caridade e humildade, acrescentando que “Igreja hoje precisa dos pais”. 


Assim, o Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Curitiba (PR), preparou uma programação especial. “O auge será em março, com a oração da novena a São José, antecipando sua grande festa. Mas todos os meses teremos a missa votiva e o momento devocional meditando trechos da carta apostólica”, explica padre Sérgio Lima, CSsR, vigário do Santuário. 


A primeira iniciativa, foi organizar as principais orações ao santo em um Devocionário, que está sendo vendido a cinco reais na porta central da igreja. Padre Sérgio acrescenta que os momentos devocionais organizados mensalmente também farão uso das orações contidas no material. “É um verdadeiro manual espiritual para nos acompanhar ao longo de todo este ano”, ressalta o sacerdote.


TERCEIRO DOMINGO DO MÊS


A data escolhida para celebrar a missa votiva ao Patrono da Santa Igreja foi o terceiro domingo de cada mês. Desta forma, a celebração de abertura do Ano Jubilar Josefino aconteceu no dia 17 de janeiro e foi presidida pelo padre Sérgio.


“Celebrar um ano de São José é despertar a esperança nas famílias e acender a fé nos lares cristãos através desta figura bíblica”, disse o sacerdote, ao iniciar a homilia. Assim como nas novenas em honra à Mãe do Perpétuo Socorro, também houve a leitura da Carta de Agradecimento por uma graça recebida pela intercessão do santo.


COMO SERÁ O DOMINGO DE SÃO JOSÉ?


- Terço de São José 30 minutos antes das missas

- Recitação da ladainha de São José no lugar das preces

- Oração do Papa Francisco após a comunhão

- Domingos de São José: 21/03, 18/04, 16/05, 20/06, 18/07, 15/08, 19/09, 17/10 e 21/11

Horários das missas dominicais: 8h, 10h, 12h, 15h, 17h e 19h

 

CORDÃO DE SÃO JOSÉ


Outra devoção resgatada pela Comunidade Redentorista de Curitiba, é o Cordão de São José, que foi confeccionado pelas Irmãs Beneditinas da Divina Providência, Irmãs do Imaculado Coração de Maria de Nagasaki, Irmãs da Copiosa Redenção e leigas consagradas a Virgem Maria. As congregações receberam a bênção de envio, no último dia 28, para iniciar a produção do sacramental.


“Além de muita oração, o verdadeiro Cordão de São José deve ser confeccionado com linho ou algodão bem alvejado, materiais que remetem à candura virginal de São José, casto esposo da Virgem Maria. Uma das extremidades leva sete nós, representando as sete dores e os sete gozos do Glorioso Patriarca”, esclarece padre Sérgio.


Hoje, o objeto de devoção é procurado não só para o alívio de doenças corporais, como também para a cura de males da alma e sobretudo como arma poderosa contra o demônio da impureza. Sua devoção foi autorizada pela Santa Sé e enriquecida com várias indulgências plenárias e parciais pelo Papa Pio IX.


O kit com o Cordão de São José e o folheto explicativo está à venda na porta central do Santuário e na secretaria, pelo valor de R$5,00.


31 DIAS COM SÃO JOSÉ


Baseado na espiritualidade de Santo Afonso Maria de Ligório, o Santuário também lançou o livro "Visita a São José", com meditações diárias para um mês de oração contínua, incluindo trechos da carta Apostólica Patris Corde. Os exemplares são uma produção exclusiva e podem ser encontrados na porta central do Santuário, pelo valor de R$10,00. 


OUTROS EVENTOS


Em parceria com a FASBAM – Faculdade São Basílio Magno, o Santuário vai promover o Curso de Extensão “Estudo sobre São José”, com enfoque na espiritualidade, paternidade afetiva e modelo para a comunidade cristã. As aulas devem iniciar em maio, através da plataforma Google Meet. Ao final do curso, os participantes receberão certificado de participação. As inscrições poderão ser realizadas na secretaria do Santuário.


A segunda temporada do “Estrada da Redenção” promete associar os ensinamentos de São José ao carisma redentorista, através de um bate-papo descontraído, com ilustres convidados, acerca dos escritos de Santo Afonso Maria de Ligório sobre o Protetor da Santa Igreja. O programa terá cinco episódios, mas ainda não há data certa para a reestreia.


No âmbito cultural, a proposta é fazer um concurso de músicas a São José, com premiação do 1º e 2º lugar. Informações deste e de outros eventos que acontecerão ao longo do ano, através da secretaria, site e redes sociais do Santuário.

 
Indique a um amigo
 
 
 
 

Copyright © Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Todos os direitos reservados