Melhorias que nos aproximam do sagrado
Crédito da foto - Bruno Fabiano
Enquanto muitas igrejas tiveram que correr atrás de equipamentos para iniciar a transmissão das celebrações durante a pandemia, esta não foi uma preocupação para o Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Curitiba (PR). Entretanto, a Comunidade Redentorista do Alto da Glória sempre priorizou a qualidade do serviço prestado aos devotos. Assim, o Estúdio Sérgio Cernach tem passado por constantes transformações.

O coordenador da Pastoral da Comunicação (PASCOM) do Santuário, Vinícius Gasparini, cita algumas mudanças: “Com a pandemia, percebemos a necessidade de melhorar a qualidade e aprimorar nosso sistema de transmissão. Hoje temos três câmeras profissionais e conseguimos, inclusive, usar as câmeras de segurança, que nos possibilitam uma visão de toda a Igreja. Investimos também num rack transmissor profissional que automatiza a mudança das imagens e permite a inserção de caracteres durante a celebração. Estamos com uma mesa de som mais moderna, totalmente digital, que distribui o som dentro da Igreja e também no sistema da rádio. No espaço dos músicos, fizemos troca de equipamentos e cabos e instalamos o direct box, que melhora em 100% da qualidade do som quando é jogado na rede.”

Diante das melhorias, a aprovação do público pode ser comprovada através dos números, como diz o auxiliar de multimídia, Bruno Fabiano: “Antes do início da pandemia tínhamos 20 mil inscritos no canal do YouTube; hoje, já são quase 36 mil. Notamos também um aumento considerável na audiência a cada celebração online.”  

De acordo com Rubhia Morais, jornalista do Santuário, o aumento da audiência deve-se a um conjunto de fatores: “Os católicos têm muitas opções de missas online e televisivas, mas quando eles escolhem celebrar conosco é porque se identificam de alguma forma, seja com o título da Mãe do Perpétuo Socorro, com o carisma redentorista, com o sacerdote que está celebrando, ou até mesmo com a nossa simplicidade, pois não temos uma super estrutura e uma super equipe, mas nosso objetivo principal é a evangelização. E recebemos muitos depoimentos de pessoas que nos acompanham de outras cidades, estados e até países.”

Para manter a chama da espiritualidade acesa, Bruno conta que a programação também tem passado por mudanças: “No estúdio de gravação, adaptamos a estrutura que já tínhamos e estamos com projetos novos de iluminação e melhorias no próprio ambiente, a fim de deixá-lo mais funcional. Em março, voltamos com a live do Terço Mariano, apresentada por Frater Willian e Frater Cleverton e já estamos fazendo a produção da próxima temporada do Estrada da Redenção, um programa de entrevistas, ao vivo, com convidados especiais.” O profissional acrescenta que o principal objetivo dos conteúdos produzidos é manter a espiritualidade, a interatividade e o bom humor dos devotos, sobretudo nesse tempo difícil.

A Web Rádio Perpétuo Socorro esteve fora do ar desde a mudança do site, em dezembro de 2020, e voltou a funcionar no final de fevereiro deste ano. Sérgio Torres, técnico de áudio do Santuário, afirma que a qualidade da rádio está impecável e que a equipe já pensa em reformular a programação, com novas vinhetas e programas exclusivos. “Estamos sempre buscando melhorar as transmissões e a sonorização do Santuário, como um todo, para que presencial ou virtualmente os devotos se sintam cada vez mais próximos da mãe”, ressalta o funcionário.

UM POUCO DE HISTÓRIA

A Rádio Perpétuo Socorro já existe há 14 anos. No começo, havia somente um computador e uma estrutura simples, no coro da Igreja, que em nada se parecia com o estúdio de hoje. Mesmo assim, os precursores da PASCOM, Sérgio Cernach e Vinícius Gasparini, já apresentavam o Boletim das Pastorais e incluíam músicas católicas na programação diária.

A chegada dos padres Gelson e Primo e a abertura deles para a comunicação, possibilitou a transformação do coro em estúdio, inclusive com a autorização dos arquitetos que haviam planejado o Santuário.

Anos mais tarde, a internet possibilitou a transformação da Rádio em Web Rádio Perpétuo Socorro, mais acessível a todos e com link direto pelo site. A Web TV veio um pouco depois, em 2015. Até pouco tempo, as transmissões eram feitas somente com uma câmera fixa, no plano geral.

 
Indique a um amigo
 
 
 
 

Copyright © Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Todos os direitos reservados