Integrantes do SAV participam de missa de envio
Crédito da foto - SAV

No início de novembro, o Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro celebrou a missa de envio do Serviço de Animação Vocacional (SAV). A celebração foi presidida pelo diretor espiritual do SAV, padre Sérgio Lima, CSsR. Mas afinal, o que significa este serviço, dentro da Igreja?


Trabalho pastoral

De acordo com a exortação apostólica Pastores Dabo Vobis, do papa João Paulo II, o SAV deve promover e animar a dimensão vocacional e ministerial nas comunidades eclesiais. É um trabalho pastoral, que visa despertar os cristãos para a vocação humana, cristã e eclesial, discernir os sinais indicadores do chamado de Deus, cultivar os germes de vocação e acompanhar o processo de ação vocacional consciente e livre.

Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo emérito de Mariana (MG) define o SAV como uma ação permanente da Igreja, que ajuda e oferece às pessoas condições de dar uma resposta ao chamado de Deus, doando sua vida no serviço aos outros, frente ao mundo com seus valores, desafios, necessidades, aspirações, motivações e ofertas religiosas.


Quem pode participar?

Como o SAV é formado por um grupo diversificado de pessoas, são bem-vindos(as): crianças, adolescentes, jovens, adultos, casais, solteiros, leigos, religiosos(as) e seminaristas. Sua missão é trabalhar em parceria com todas as pastorais, movimentos, serviços e grupos da comunidade, visando promover uma cultura vocacional; despertando nos batizados a consciência do sentido da vida, o chamado específico que cada um recebeu.


Atuação, no Santuário

Mesmo com a implantação oficial somente em novembro, a primeira missão do SAV Perpétuo Socorro aconteceu em setembro. “A Vigília pela Vida foi uma ação concreta do setembro amarelo; um momento oracional sobre a conscientização do valor da vida, com louvor, adoração, plantão de confissões e aconselhamento”, cita padre Sérgio.

Ainda em setembro, o SAV realizou a visita e ajuda solidária com produtos de limpeza e higiene pessoal ao Lar Amparo Jesus Maria e José, em São José dos Pinhais (PR). Em outubro, houve a Gincana Solidária com a Comunidade Terapêutica Perpétuo Socorro, em Quatro Barras (PR) e também o momento oracional do Ofício da Imaculada Conceição, no dia de Nossa Senhora Aparecida. No dia de finados, os integrantes promoveram o Ofício dos Fiéis Defuntos. “Todos esses momentos que vivenciamos antes de oficializar o SAV Perpétuo Socorro foram muito valiosos para a integração da equipe”, ressalta padre Sérgio e acrescenta: “As portas estão abertas para novos integrantes!”


SERVIÇO:

Missa mensal do SAV Perpétuo Socorro

2º domingo do mês, às 17h

 
Indique a um amigo
 
 
 
 

Copyright © Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Todos os direitos reservados