Dia de Nossa Senhora Aparecida: Santuário tem bolo com medalhas, bênçãos, missas, novenas e apresentação musical

Nesta quarta-feira (12), é celebrado o dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. E o Santuário Perpétuo Socorro, no Alto da Glória, comemora a data com programação especial: venda de bolo com medalhinhas, missas, novenas, bênçãos e apresentação musical infantil. 

 

Um dos destaques deste dia é o tradicional bolo de Nossa Senhora Aparecida, com milhares de medalhinhas da santa espalhadas pelo doce.  

 

Na receita, serão usados ovos, farinha de trigo, açúcar, fermento em pó e doce de leite. E ainda, serão acrescentados outros ingredientes surpresa para dar um sabor especial no doce. Serão 5 mil medalhinhas espalhadas pela receita. 

 

As vendas do bolo, com medalhinhas de Nossa Senhora Aparecida, começam às 6h (horário da primeira novena). Cerca de 100 voluntários participam da confecção e venda do bolo este ano. 

 

Segundo o Missionário Redentorista - reitor do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padre Celso Cruz, encontrar a medalha em um pedaço de bolo é sinal de alcançar alguma graça ou de estar a um passo da bênção esperada. “Aqui no Santuário muitas pessoas vêm procurando uma graça. E encontrar a medalha de Nossa Senhora, o rosto desta Mãe que é amor, que traz para nós toda essa proteção, significa também a graça sendo alcançada ou pelo menos a pessoa diz, agora estou no caminho certo”, disse o padre. 

 

HISTÓRIA DO BOLO NO PERPÉTUO SOCORRO

 

A tradição do bolo no Santuário Perpétuo Socorro começou tímida, até sem local adequado para o preparo do doce. Em 2017, ano em que o Santuário Perpétuo Socorro teve a inspiração de confeccionar o bolo pela primeira vez, para arrecadar fundos para custear a finalização das obras do Centro Redentorista Santo Afonso, que na época estava em fase final de construção. O Santuário precisou pedir ajuda para uma paróquia vizinha, que cedeu sua cozinha toda equipada e ainda dezenas de voluntários para a produção do bolo gigante que teve mais de 100 metros de comprimento. Mas, ao longo dos anos, a procura aumentou e muitas pessoas e devotos buscam o bolo com medalha no Perpétuo Socorro. E, o Santuário precisou se organizar para atender essa procura. Já com o Centro Redentorista pronto, o próximo passo era adquirir os equipamentos e montar uma estrutura adequada para a confecção do bolo com as “medalhas milagrosas” que ajudaram no término da obra. Padre Celso, sacerdote ousado e de muita fé, confiante mais uma vez na providência Divina, assumiu a empreitada e colocou a mão na massa. Juntamente com lideranças, devotos e voluntários, o sacerdote adquiriu forno industrial, batedeiras para confeitaria, assadeiras para as massas de pão de ló e outros utensílios necessários para equipar a cozinha do bolo. E de lá para cá, são preparados três bolos por ano - um com medalhas de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no mês de junho - data em que se celebra a padroeira do Santuário, outro em agosto para comemorar o Padroeiro dos Coroinhas, que também vem recheado de medalhinhas de Santo Tarcísio, um menino de 12 anos que foi apedrejado até morrer enquanto levava hóstias consagradas para uma prisão, onde diversas pessoas seriam executadas, na época em que os cristãos eram vítimas de perseguição do imperador Valeriano, em Roma, Itália. E, outro em outubro, com as medalhas de Nossa Senhora Aparecida. 

 

O valor arrecadado com a venda do bolo deste ano será utilizado na manutenção do Santuário e das obras sociais que são promovidas em prol das centenas de famílias que são atendidas pelo Centro Redentorista Santo Afonso (CRSA).

 

Centro Redentorista Santo Afonso (CRSA)

 

O Centro Redentorista de Ação Social é um espaço de valorização da vida e cidadania. 

A exemplo do que disse um dia Santo Afonso Maria de Ligório – o fundador dos Missionários Redentoristas, doutor da Igreja, homem piedoso e caridoso: “Não basta fazer boas obras, é preciso fazê-las bem”, aos poucos com a generosidade do devoto, o trabalho social foi se aprimorando, chegando à realidade que temos hoje:

 

* Comunidade Terapêutica Perpétuo Socorro

* Atendimento com Assistente Social

* Orientação Jurídica

* Ação de Natal "Árvore da Solidariedade"

* Bazar Beneficente

* Informática básica

* Inglês

* Reforço Escolar

* Grupo de Alfabetização de Adultos

* Atendimento psicológico

* Fonoaudiologia

* Orientação Nutricional

* Estimulação Cognitiva para Idosos (em grupo)

* Alcoólicos Anônimos

* Oficinas de Oração e Vida

* Escola de Música

* Tecendo com Amor (Projeto de confecção de roupas de lã. As peças confeccionadas são doadas para as famílias atendidas pelo CRSA).

 

Essas são algumas das atividades desenvolvidas pelo Centro Redentorista Santo Afonso. 

 

Confira a programação no Santuário Perpétuo Socorro no dia da padroeira do Brasil:

 

12/10 - Dia de Nossa Senhora Aparecida

 

7h - Missa e novena

 

11h - Tradicional Novena, Apresentação musical Infantil e Coroação de Nossa Senhora Aparecida*

 

12h - Missa e novena

 

21h - Missa e novena


(das 6h às 22h novenas de hora em hora e consagração à Nossa Senhora Aparecida). Neste dia, teremos uma tenda preparada especialmente para bênção dos fiéis. 



Serviço:


· Distribuição do Bolo com medalhas de Nossa Senhora Aparecida


Dia: Quarta-feira (12)

Horário: durante as tradicionais novenas (a partir das 6h da manhã)

Local: Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Endereço: Pça Portugal, s/n – Alto da Glória.

Telefone: 3253-2031.

 


 
 
 
 

Copyright © Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Todos os direitos reservados