Preparação do lanche na cozinha do Centro Redentorista Santo Afonso
Café Solidário já distribuiu 35 mil refeições no Mesa Solidária
Crédito da foto - Levy Ferreira/SMCS
Quartas e sextas-feiras têm sido dias muito especiais para Fernando Luiz Laibida Carvalho, 38 anos. Voluntário da organização não-governamental (ONG) Café Solidário, ele participa do preparo do café com leite e do achocolatado que são servidos com sanduíches no Mesa Solidária da Prefeitura no Restaurante Popular do Capanema.

A ONG ligada ao Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro já distribuiu, em pouco mais de um ano de parceria com o Mesa Solidária, 35 mil refeições para pessoas em risco social, como moradores de rua e desempregados.

Além dos lanches servidos gratuitamente durante a semana, o Café Solidário é responsável pela refeição em um domingo do mês em outros pontos do Mesa Solidária. Atualmente, são três locais: além do Restaurante Popular do Capanema, o Restaurante Popular da Rui Barbosa (Centro) e o Centro POP Plínio Tourinho (Rebouças).

"Eu sinto gratidão de agora poder ajudar os outros. Senti na pele as dificuldades de não ter comida todo dia e não poderia deixar de participar deste trabalho bonito que é feito pelo Café Solidária e Mesa Solidária", afirma Carvalho, que já foi morador de rua e, após superar a dependência do álcool, trabalha em serviços gerais.

Todos irmãos

Mais conhecido como “Carlinhos”, Carlos Henrique Staes, 52 anos, é idealizador e fundador do Café Solidário. "Para mim, todos são irmãos. Minha relação com eles é humana. A vida não tem sentido se eu apenas pensar em mim", salienta.

Além da parceria com o Mesa Solidária, o Café Solidário realiza ações de doação de roupas e alimentos para comunidades carentes, além de ajudar a encontrar trabalho para ex-moradores de rua.

“No começo, só oferecíamos o café, o banho e as roupas. Hoje, já conseguimos atendimento médico, psicológico, fisioterapia, fazemos currículos, encaminhamos para tirar a Carteira de Trabalho e a segunda via de documentos, buscamos oportunidades de emprego, pagamos aluguel social, passagem de ônibus e também encaminhamos os dependentes químicos para tratamento”, detalha Carlinhos.

O Mesa Solidária foi lançado em 2019 e é uma ação conjunta de vários órgãos do município, como Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Fundação de Ação Social (FAS) e Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, que cedem espaços públicos e apoio logístico, com 40 entidades, entre instituições religiosas, organizações não-governamentais (ONGs) e movimentos de apoio às pessoas em situação de rua, que adquirem, preparam e servem os alimentos.

FONTE: Prefeitura Municipal de Curitiba
 
Indique a um amigo
 
 
 
 

Copyright © Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Todos os direitos reservados