Aniversário de 110 anos do Corpo de Bombeiros é celebrado no Santuário nesta terça (04)

Em comemoração aos 110 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, uma missa de Ação de Graças foi realizada nesta terça-feira (04), às 19h30, no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Alto da Glória.  A celebração foi presidida pelo Capelão da Polícia Militar do Paraná, Frei Anderson Rosa.

 

Após a Santa Missa, o capelão da Polícia Militar, Frei Anderson Rosa, conversou com o Departamento de Comunicação do Santuário Perpétuo Socorro. Durante a entrevista, Frei Anderson falou sobre a responsabilidade da missão e a importância do serviço prestado pelo Corpo de Bombeiros em favor da sociedade. “Guerreiros, que deixam suas casas, suas famílias, para servirem a sociedade, para salvar vidas”. Frei Anderson encerrou agradecendo pelo serviço do Corpo de Bombeiros. “Celebrar os 110 anos é celebrar uma grande geração de vida. Que Deus abençoe a cada homem e mulher bombeiro. Obrigado pelo serviço de vocês!”, concluiu o capelão.  

 

Padre Celso Cruz, reitor do Santuário, parabenizou o Corpo de Bombeiros pelos seus 110 anos. “É uma alegria que este lugar foi escolhido para celebrar essa data. Agradecemos ao Frei Anderson Rosa, que é capelão da Polícia Militar e esteve presente. E a toda a corporação que veio de forma tão bonita celebrar esse tempo de graça diante de Deus”. Padre Celso, ainda pediu a proteção de Maria à corporação: “Que Maria Santíssima cubra com seu manto de Amor a toda a corporação e a todos aqueles que fazem parte desta história”. 

 

O coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, Comandante do Corpo de Bombeiros, agradeceu a oportunidade de celebrar os 110 anos do Corpo de Bombeiros no Santuário. “É momento de muita alegria, momento de estar com essa comunidade que o Corpo de Bombeiros tem o maior carinho e respeito”. 

 

O Arcebispo Metropolitano de Curitiba, Dom José Antonio Peruzzo, marcou presença na celebração e lembrou a importância da corporação para a sociedade. “Grato aqueles que aparecem pouco, mas protegem muito”. Dom Peruzzo, também falou sobre a organização e responsabilidade da corporação. “110 anos de serviço discreto, mas sempre atentos.  É exatamente essa atenção que se espera deles. E do quanto eu percebo, eu vejo serenidade, organização. Eu vejo nos Bombeiros pessoas serenas”, concluiu o arcebispo.  

 

CRIAÇÃO DO CORPO DE BOMBEIROS DO PARANÁ

 

A lei provincial 679 de 27 de outubro de 1882, autorizava a criação de um serviço de bombeiros devidamente aparelhado, no Corpo de Polícia do Paraná, data muitas vezes confundida com a criação do serviço público. Foi realizada outra tentativa pelo Congresso Legislativo, na lei Orçamentária de 1895, autorizando a criação no Regimento da Segurança do Estado, a ele anexa, de uma secção de Bombeiros. Renova a autorização contida nessa Lei a de nº 621, de 8 de março de 1906, fixando o efetivo da Companhia de Bombeiros em 100 homens sob o Comando de um capitão e três Oficiais subalternos. A Lei de nº 753, de 21 do mesmo mês e ano, reforça a autorização anterior. A Lei de nº 854, de 23 de março de 1909, torna permanente a autorização ao Governo no sentido de criar-se uma Secção de Bombeiros no Regimento de Segurança do Estado do Paraná. Tiveram sempre cunho estadual as iniciativas de organização dos serviços de bombeiros. Foi criado em 1912, o \"Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná\".

 

FONTE: Corpo de Bombeiros do Paraná


 
 
 
 

Copyright © Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Todos os direitos reservados