3º dia do Tríduo de São Geraldo Majella

De quinta (13) a domingo (16), o Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (PR), realiza o Tríduo e Festa em homenagem ao santo popularmente conhecido como Santo das Mães, São Geraldo Majella. 

 

Ao longo dos três dias, de 13 a 15 de outubro, as Missas das 19h30 foram especialmente celebradas em memória deste grande santo. Durante as missas, o legado de São Geraldo foi recordado pelos Missionários Redentoristas, padre Celso Cruz e padre Sergio Lima, que trouxeram os aspectos da vida de São Geraldo durante as cerimônias.

 

Neste sábado (15), celebramos o terceiro dia do Tríduo de São Geraldo Majella, em preparação para a comemoração do dia deste santo. A celebração foi presidida pelo Padre Sergio Lima, CSsR. Em sua homilia o sacerdote recordou a devoção de São Geraldo à Nossa Senhora. 

 

“Irmão redentorista, italiano. Ele herdou a fé do pai e da mãe - Seu Domingos e a Dona Benedita. Pai, um alfaiate, a mãe, uma dona de casa. Um casal simples, mas com uma fé gigantesca, a ponto de Geraldo se tornar extraordinariamente já em vida um homem que passou a realizar milagres. Ela foi uma exímia catequista, pela fé ensinou o filho Geraldo a rezar todos os dias o rosário. E rezando o rosário, esse jovem se tornou forte na fé. Ainda o ensinou a ir todos os dias à Santa Missa”. 

 

O sacerdote continuou dizendo: “Olha que importante a influência dos pais na vida dos filhos. A influência forte na hora de catequizar os filhos em casa, na firmeza dos valores e princípios cristãos a ensinar a rezar. E assim, Geraldo nunca deixou de rezar, ele foi crescendo mais espiritualmente”. 

 

São Geraldo, aos pés de Maria

 

"Sua primeira experiência com a Virgem Maria foi aos 5 anos. Foi sozinho na Igreja e olhou se não tinha ninguém e lá se colocou aos pés da Virgem Maria. Quando começou a rezar, a imagem começou a se mexer com a Virgem Maria e com o menino Jesus no colo, e o menino Jesus desceu do colo e pegou na mão de Geraldo, e ele saiu correndo pela Igreja, brincando com o menino Jesus. Olha só como ele já como criança era extraordinário na oração e escolhido por Deus. Geraldo se esforçava muito para imitar, - entenda aqui essa palavra imitar, seguir o exemplo da Virgem Maria nas virtudes. Percebemos claramente o seu desapego, uma predileção aos doentes, e essa caridade vinha da Virgem Maria. Ele tinha um fascínio por pessoas doentes e todos os doentes ficavam encantados por ele. Era pontual, e se por algum motivo atrasasse, o doente já enviava um bilhete perguntando se Geraldo viria para a visita. Mas um fato, que nos chama muito a atenção foi a sua caridade dentro do convento. Ele chegava correndo e atendia todos os pobres, que pediam comida, refeição. E um dia ele chegou no refeitório, aliás na cozinha e o irmão que estava escalado para fazer o almoço, ficou bravo, mas ficou muito nervoso. Porque Geraldo não se deu conta e chegou correndo e foi pegando tudo ali. O irmão ficou bravo e disse pra ele - Geraldo, essa comida vai dar para os confrades? E ele disse - Confia, Deus vai providenciar - e saiu correndo (risos). Encheu a mão de coisas e foi dar para os pobres. Mas, naquele dia extraordinariamente todo mundo foi tomado por um clima de alegria no refeitório que era inexplicável e não faltou nada. O humor foi totalmente diferente das pessoas, aí aquele irmão viu que o jovem seria um santo. Já estava no caminho da santidade, mudou completamente o comportamento daquele irmão em relação a ele, influenciou ele na atitude. Nós aprendemos concretamente hoje na mensagem cristã - na vida existem situações inevitáveis que todos nós vamos passar, penosas, de conflito, que às vezes dá até vontade de desistir de alguma missão, de largar, abandonar, mas existe um remédio. Quando a gente olha para a vida dos santos, eles vieram ao mundo para nos ensinar, mostrar a estrada da salvação. O rosário, a devoção à Virgem Maria, era onde ele tinha essa força para ajudar todo mundo. Olha aí, olha a força de rezar todos os dias o rosário, não pode deixar…é o nosso combustível, é o nosso ar. E a oração sem dúvida, tem o efeito de mudar o comportamento, o hábito, mudar a atitude, ela transforma expressivamente a pessoa. Todo dia rezando, não importa o tempo, mas com a fidelidade e a persistência, a graça chega! Não desistamos, sejamos persistentes na vida de oração", finalizou o sacerdote.

 

Neste domingo (16), a festa em louvor a São Geraldo Majella será marcada por uma missa festiva, rezada às 19h30 no Santuário. A celebração será presidida pelo reitor, padre Celso Cruz.

 

Horários de missas no domingo:

8h, 9h, 10h, 11h, 12h, 14h, 15h, 17h, 18h e 19h30

 

São Geraldo Majella é um santo reconhecido como padroeiro das mães. Por causa dos milagres que Deus fez por meio das preces de Geraldo em favor das mães, as mães da Itália se afeiçoaram a Geraldo e fizeram dele o seu padroeiro. No seu processo de beatificação, uma testemunha atesta que ele era conhecido como o santo dos partos felizes.

 


 
Indique a um amigo
 
 
 
 

Copyright © Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Todos os direitos reservados