Tenda da Arquiconfraria, em 22 de setembro de 2021.
100 anos da Novena Perpétua no mundo: comemore conosco este jubileu
Crédito da foto - Jackqueline Romão
A primeira novena em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi realizada no dia 11 de julho de 1922, nos Estados Unidos. O termo “novena perpétua” remete-se à forma ininterrupta que é rezada: uma vez por semana, geralmente nas quartas-feiras, em todas as semanas do ano.

A prática das novenas é uma das formas mais marcantes da devoção a Mãe do Perpétuo Socorro, cujo ícone original está na Igreja de Santo Afonso, em Roma, sede da Casa Geral dos Redentoristas.

Historicamente, sabe-se que o padre americano André Browne, CssR, iniciou as novenas perpétuas em uma oração rezada pela Arquiconfraria de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. O sacerdote redentorista foi inspirado a repetir a mesma oração semanalmente e escolheu a quarta-feira como o dia fixo para sua realização.

As graças e os milagres foram acontecendo e a devoção rapidamente se espalhou pelo mundo. E foi através das novenas que os Missionários Redentoristas ganharam mais força na missão dada a eles pelo Papa Pio IX, em 1866: de tornar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro conhecida no mundo inteiro!

Aqui no Brasil, a novena perpétua é realizada em muitos santuários e igrejas redentoristas, e até por outras congregações, que mantém esta devoção mariana invocando o socorro perpétuo da Boa Mãe.

Abertura do jubileu, no Santuário

No dia 2 de outubro, esperamos você e sua família para o início desta grande celebração em honra a Nossa Mãezinha do Perpétuo Socorro. A programação terá início com a procissão luminosa, às 19h, saindo da Capela da Glória – local onde as novenas iniciaram em Curitiba (PR) – com direção ao Santuário.

A missa solene está marcada para às 19h30, com a presença da Comunidade Redentorista e congregações religiosas amigas.

Na ocasião você também poderá se tornar um membro da Arquiconfraria (semelhante àquela que inspirou a criação das novenas) e iniciar sua preparação espiritual para o dia da grande Consagração a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em 27 de junho de 2022.

Acompanhe nossas postagens diárias nas redes sociais: Facebook (@santuarioperpetuosocorro) e Instagram (@perpetuosocorrocuritiba).

TEXTO: Tatiane Silva

 
Indique a um amigo
 
 
 
 

Copyright © Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Todos os direitos reservados