Padres da Arquidiocese de Curitiba participam de reunião geral do clero

De 27 a 29 de setembro, mais de 120 padres – diocesanos e religiosos – estiveram reunidos na Casa de Retiros do Mossunguê para a Assembleia Geral dos Presbíteros.

 

A programação foi marcada por muito diálogo entre os sacerdotes, que em todos os dias se dividiram em grupos menores para discutir temas como Igreja Sinodal, Cultura Urbana, Igreja em Saída e Iniciação à Vida Cristã.


O Padre Willian Adriano Goiris, Missionário Redentorista, esteve presente na Assembleia Geral deste ano. "É sempre uma alegria e importante participar de momentos como este de partilha e comunhão", contou padre Willian.

 

Primeiro dia

 

O primeiro dia contou com a presença do professor, advogado e cientista político Melillo Diniz do Nascimento. Ele abordou o atual cenário político do país e através de análises de conjuntura, apresentou perspectivas de diálogo e abertura, em vistas à superação do ódio e da polarização que contaminam o atual debate.

 

Os presbíteros, reunidos em grupos de discussão, partilharam suas experiências e apontaram propostas concretas de caminho para a conscientização da igreja a partir de princípios cristãos.

 

Para o padre Maurício dos Anjos, coordenador geral do clero, a escolha do tema inicial para a Assembleia não foi somente pela semana que antecede as eleições, mas para despertar nos sacerdotes a necessidade do diálogo. Ele acrescentou: “Todos nós somos seres políticos e o diálogo é muito importante neste momento para deixarmos de lado as rivalidades e a cultura do ódio e criar uma unidade que seja fundamental em nossa igreja.”

 

Segundo dia

 

Na quarta-feira (28), o padre Marcondes Martins Barbosa, coordenador da comissão da Dimensão Missionária Arquidiocesana, apresentou as diretrizes da Comissão Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para uma “Igreja em Saída”, proposta pelo Papa Francisco.

 

Neste sentido, o padre Estevão Raschietti, missionário Xaveriano e especialista em missiologia, falou sobre novos paradigmas para a emergência missionária, conteúdo que consta em seu livro: “A missão em questão – A emergência de um paradigma missionário em perspectiva decolonial”.

 

Os presbíteros, então, puderam discutir em grupos mudanças e perspectivas para um renovado ardor missionário que transforme todas as pastorais e movimentos em essencialmente missionárias.

 

Na parte da tarde, o tema proposto foi a catequese e a iniciação à vida cristã, tema apresentado pelo padre Luciano Tokarski, coordenador da comissão de Animação Bíblico-Catequética. De forma resumida, ele apresentou os desafios do itinerário de formação de crianças e adultos à vida da fé, e propôs uma discussão para avaliar a situação atual de cada paróquia neste assunto. “Foram reflexões muito ricas acerca dos temas”, destacou padre Luciano, ao falar sobre a apresentação dos grupos.

 

Terceiro dia

 

No último dia de Assembleia, foram abordados assuntos referentes à liturgia e à formação dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MESC). Os presbíteros aprofundaram temas relativos à celebração do mistério eucarístico e elencaram caminhos para um maior compromisso de cada paróquia em vista à configuração de cada fiel ao Cristo Mestre através da liturgia. O tema foi abordado pelo padre Mário Barão, coordenador da Comissão Litúrgica.

 

A reunião foi finalizada com almoço e a bênção de Dom José Antonio Peruzzo, Arcebispo de Curitiba.


Confira o álbum de fotos da Assembleia Geral dos Presbíteros AQUI.

 

Do Departamento de Comunicação, com Arquidiocese de Curitiba


 
Indique a um amigo
 
 
 
 

Copyright © Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Todos os direitos reservados