Leão XIV a fiéis brasileiros e portugueses: sejamos portadores do amor de Jesus que ilumina a vida

“Saúdo os peregrinos de Portugal e do Brasil, e todos os fiéis de língua portuguesa presentes na Audiência de hoje. O Senhor Ressuscitado nunca deixa de nos procurar e, se nos encontra prisioneiros das trevas, alegra-se por nos trazer de volta à luz da vida. Queridos irmãos e irmãs, neste nosso tempo, entre os escombros do ódio que mata, sejamos portadores do amor de Jesus que ilumina e reergue a humanidade. Deus vos abençoe!”

 

Assim o Papa Leão XIV saudou os peregrinos de língua portuguesa presentes na Audiência Geral desta quarta-feira (24/09), quando deu seguimento à reflexão sobre o mistério do Sábado Santo, quando Jesus desceu à mansão dos mortos para levar aos que estavam nas trevas o anúncio da sua Ressurreição. Um mistério que toca também quem hoje, por causa do mal e do pecado, se encontra no “inferno” quotidiano da solidão, da vergonha e de inúmeras dificuldades, e o Senhor Ressuscitado continua levando a sua luz.

 

O Pontífice dirigiu a mensagem especialmente aos peregrinos provenientes de Portugal, como aqueles da Paróquia de Alcobaça e os catequistas de Vila Nova de Cerveira, assimo como os fiéis do Brasil que estavam representando a Arquidiocese de São Paulo, a paróquia Nossa Senhora do Brasil da zona oeste da capital paulistana e a diocese de Naviraí/MS, além dos cerca de 100 participantes do VI Congresso Ítalo-luso Brasileiro de Direito com o tema "Novos desafios do direito de família" que terminou nesta terça-feira (23/09) em Roma. Também na Praça São Pedro, o paranaense Marcelo Moreira, que mora há quase 20 anos na capital italiana, trouxe a mãe Terezinha, de Pato Branco/PR, ativa nos grupos de animação paroquial das celebrações litúrgicas, para acompanhar a catequese do Papa Leão XIV: "hoje foi a primeira vez que vi o Papa Leão, fiquei muito próxima e me emocionei. Estou muito feliz e agradeço a Deus por este momento, e também ao meu filho Marcelo que mora aqui, porque através dele tive essa oportunidade".

 

Peregrinos do Ano Santo


Na Audiência Geral, o coro da Igreja de São Paulo Apóstolo de Nova York, nos Estados Unidos, também interpretou algumas músicas que fazem parte de um repertório que procura oferecer uma rica experiência de fé através do canto coral. Eles estão em peregrinação neste Ano Santo, como bem recordou o Papa ao saudar os fiéis de língua inglesa:

 

"Com votos sinceros de que o Jubileu da Esperança seja para vocês e suas famílias um tempo de graça e renovação espiritual, invoco sobre todos a alegria e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo."

 

Aos peregrinos de língua alemã, o Papa Leão XIV enalteceu: "ao passarmos pela Porta Santa, nos recordamos que em Cristo passamos da morte para a vida. Renovemos esta nossa fé no Ressuscitado, que com a sua luz ilumina as trevas deste mundo e dos nossos corações". Na saudação aos fiéis da Eslováquia, o Pontífice reforçou a importância da passagem pela Porta Santa, fazendo votos que "sejam testemunhas corajosas do Evangelho da esperança no ambiente em que vivem e trabalham". Um testemunho "fervoroso e sereno da vida cristã", disse Leão XIV aos chineses, "que seja inspirado pela caridade para com Deus e para com o próximo". Uma mensagem final também dirigida aos peregrinos de língua romena e húngara presentes na Praça São Pedro.

 

"Que a visita de vocês à Cidade dos Apóstolos Pedro e Paulo fortaleça a fé, a fim de serem testemunhas cada vez mais credíveis do Evangelho nas suas famílias e na sociedade. A todos, a minha bênção".

 

Fonte: Vatican News.

Fotógrafo: Reprodução de imagem de Vatican News.

 
Indique a um amigo
 
 
 

Copyright © Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Todos os direitos reservados