Francisco de Paula Victor nasceu em Campanha (MG), filho da escrava Lourença de Jesus, no dia 12 de abril de 1827. Oito dias depois, foi batizado e sua madrinha foi a dona da fazenda onde nasceu, Marianna Bárbara Ferreira, que teve papel fundamental para sua educação.
Exercia a profissão de alfaiate, mas, em seu coração, Deus o chamava ao sacerdócio. Esse sonho era praticamente impossível na época da escravidão. Dizia-se que, no dia em Francisco de Paula que se tornasse padre “as galinhas começariam a ter dentes”. O futuro beato teve apoio em sua madrinha, que procurou o padre da cidade para saber se seria possível realizar o sonho de Victor.
A oportunidade apareceu em 1848, quando o bispo de Mariana (MG), Dom Antônio Ferreira Viçoso, visitou Campanha. Victor logo o procurou e manifestou o desejo de ser padre, pedido que foi aceito e o alfaiate ingressou no seminário em 5 de junho de 1849. Foi ordenado sacerdote em 14 de junho de 1851 e permaneceu em Campanha como coadjutor até o ano seguinte, quando foi transferido para Três Pontas (MG) como vigário e mais tarde pároco. Só saiu de lá 53 anos depois ao morrer, no dia 23 de setembro de 1905.
Seu ministério foi marcado pela catequese e instrução do povo, edificando a Escola Sagrada Família para crianças e jovens. Padre Victor pregou não só com as palavras, mas pelo seu testemunho de amor a Deus.
Quando morreu, toda a cidade, que já o venerava, foi tomada por grande comoção. Conta-se que seu corpo ficou exposto por três dias e exalava um perfume agradável. Padre Victor foi enterrado Igreja Matriz de Nossa Senhora D’Ajuda, construída por ele.
Em junho de 2015, o papa Francisco autorizou a Congregação para a Causa dos Santos a promulgar decreto concernente ao milagre atribuído à intercessão do sacerdote, que aconteceu com uma moradora de Três Pontas. A professora Maria Isabel de Figueiredo sonhava em ser mãe, mas, descobriu que tinha uma das trompas obstruída e, depois de uma gravidez ectópica (fora do útero), teve que retirar a trompa que estava boa. Isso não a desviou de seu sonho e ela pediu a intercessão de Padre Victor durante uma novena em 2009. Um ano depois, engravidou e deu à luz Sofia.
Padre Francisco de Paula Victor foi beatificado em 14 de novembro de 2015, na cidade de Três Pontas, em celebração presidida pelo então o bispo de Campanha, dom Diamantino Prata de Carvalho. No dia seguinte, após a oração do Ângelus em Roma, o papa Francisco comentou a beatificação. “Pároco generoso e excelente na catequese e na ministração dos sacramentos, se distingue sobretudo pela sua grande humildade. Possa o seu extraordinário testemunho servir de modelo para todos os sacerdotes, chamados a ser humildes servidores do povo de Deus”, disse na ocasião.
Fonte: acidigital
Fotógrafo: Reprodução de imagem ilustrativa de ACI Digital.