Colômbia. Famílias construtoras da sociedade e sujeitos da evangelização

"Enfatizar que a família, vivendo sua vocação de comunidade de vida e de amor, é protagonista da vida humana em todas as suas dimensões. Necessitamos que as famílias assumam cada vez mais sua insubstituível vocação de ser promotoras da vida humana, construtoras da sociedade, guardiãs da casa comum e sujeitos ativos da evangelização".

Esses são os objetivos indicados pelo Departamento de Matrimônio e Família da Conferência Episcopal Colombiana para a "Semana da Família 2023" que os colombianos estão vivendo de 14 a 21 de maio.

Durante esses dias, também inspirados pelo Dia Internacional das Famílias, convocado todos os anos pelas Nações Unidas para 15 de maio, os bispos convidam as pessoas a refletir e orar por todas as famílias do país, reconhecendo seu papel como as principais formadoras de colombianos dispostos a contribuir para a construção de um país melhor, e para as famílias cristãs, sujeitos-chave no compromisso missionário.

Magistério do Papa Francisco sobre a família

No "Guia" preparado pelo Departamento de Matrimônio e Família para viver esta Semana, recorda-se o magistério do Papa Francisco sobre a família: "a família é protagonista insubstituível da esperança para a humanidade. Este é também um princípio da ação evangelizadora da Igreja: considerar as famílias cristãs como verdadeiros sujeitos e protagonistas do compromisso missionário".

Essa missão da família, no entanto, "não é uma concessão dada a ela, mas lhe corresponde por sua própria natureza, pois, ao desenvolver sua vocação e missão, ela desempenha um papel de liderança nos eventos humanos, sociais, ecológicos e eclesiais... A fonte de sua força transformadora está em sua própria identidade de ser uma comunidade íntima de vida e amor, chamada a acolher o dom do Amor de Deus para irradiá-lo em diferentes ambientes".

“Há 4 temas propostos para reflexão e oração durante esses dias, que se referem a tantas realidades nas quais as famílias estão envolvidas: 1. A família, protagonista no acompanhamento e na educação de seus filhos. 2. A família, protagonista da fraternidade humana com o valor da solidariedade; protagonista da reconciliação e da paz.3. A família, protagonista na defesa e promoção do bem comum; protagonista da ecologia integral. 4. A família, protagonista da experiência de fé; protagonista da ação missionária e pastoral.”

 
Indique a um amigo
 
 
 

Copyright © Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Todos os direitos reservados