As celebrações do Papa Francisco por ocasião das Festas de Natal

Um momento que é marcado por uma grande expectativa em toda a Igreja, de atenção e vigilância, à espera da vinda do Senhor, como o Papa Francisco recordou durante a Audiência Geral desta quarta-feira (30), em diferentes saudações aos peregrinos. Como aconteceu ao se dirigir aos fiéis de língua portuguesa presentes na Praça São Pedro:

“Começamos o tempo de Advento, em preparação para a vinda de Jesus. É tempo propício para fazer um bom exame de consciência e, se encontramos algo que não está bem, pedir perdão ao Senhor e retomar o caminho certo. Que Deus vos abençoe e a Virgem Santa vos proteja!”

Aos peregrinos de língua inglesa e alemã, o Papa exortou que, neste tempo fecundo de Advento, um período “para acolher, no Natal, o Menino Jesus, Filho de Deus e Príncipe da Paz”, “a lâmpada da nossa fé em Cristo ilumine suas vidas. Ao ancorarmos a nossa esperança no Senhor, que possamos superar todas as decepções para alcançar a felicidade plena”.

Já aos fiéis de língua francesa presentes na Praça São Pedro, Francisco novamente recordou dos conflitos que aflingem o mundo, mesmo neste período de preparação ao Natal:

“Irmãos e irmãs, entramos no tempo do Advento cheios de esperança e suplicamos fervorosamente ao Príncipe da Paz que traga consolo aos nossos corações feridos, bem como às nações provadas pelas guerras e crises de todo tipo, por uma vida digna e serena.”

A Missa de Natal

Assim, enquanto o Papa recordou o início do tempo litúrgico do Advento que acaba de começar, convidando a encontrar o Senhor através da oração, da penitência e de obras de caridade, a Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou nesta quarta-feira (30) o Calendário das Celebrações Litúrgicas Pontifícias. No dia 24 de dezembro, a Missa de Natal presidida pelo Papa na Basílica de São Pedro será realizada às 19h30 na Itália, 15h30 no horário de Brasília. Também neste ano, o Pontífice vai manter, portanto, o horário antecipado que foi inaugurado em 2020, devido às restrições da Covid, depois confirmado em 2021.

Urbi e Orbi

Além da missa de 24 de dezembro, o calendário das celebrações do Papa inclui a bênção Urbi et Orbi, no dia 25, da Loggia Central da Basílica de São Pedro ao meio-dia na Itália, 8h no horário de Brasília. No dia 31 de dezembro, às 17h na Itália, 13h no horário de Brasília, na Basílica do Vaticano, o Papa vai presidir a celebração das Primeiras Vésperas e recitar o Te Deum em ação de graças pelo ano que passou.

As celebrações de janeiro

No dia 1º de janeiro, Francisco vai celebrar a Missa pela Solenidade de Maria Santíssima Mãe de Deus, novamente na Basílica de São Pedro, às 10h na Itália, 6h no horário de Brasília. Também na Basílica, no dia 6 de janeiro, será realizada a Missa pela Solenidade da Epifania do Senhor às 10h na Itália, 6h no horário de Brasília. Finalmente, como tradição, no dia 8 de janeiro, no domingo após a Epifania, o Pontífice vai presidir uma celebração na Capela Sistina para a festa do Batismo do Senhor, durante a qual vai batizar algumas crianças: começa às 9h30 na Itália, 5h30 no horário de Brasília.

Andressa Collet - Vatican News
 
Indique a um amigo
 
 
 

Copyright © Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Todos os direitos reservados