Exaltação da Santa Cruz: A Cruz, nossa árvore da vida.

Hoje a Igreja festeja a Exaltação da Santa Cruz, que para nós, cristãos, muito mais do que um símbolo de dor e sofrimento, a cruz é um símbolo da árvore da vida. Se lá no paraíso da árvore veio o fruto da maldição, a cruz é a árvore que nos dá o fruto da salvação. Se no deserto Moisés levantou uma cruz com a serpente de bronze para curar os israelitas do veneno das cobras, Jesus, o Filho do Homem, na cruz é elevado para nos curar do veneno do pecado, do veneno do ódio e por isso, a cruz é redentora.


Todo aquele que olhar para Jesus na cruz e nele esperar e confiar, recebe a salvação, pois nosso Senhor veio para salvar o mundo, não para condená-lo e a essa salvação todos são convidados. Esta é a vontade do Pai: que todos sejam salvos. Por isso, Jesus nos diz no Evangelho: “é necessário que o Filho do homem seja levantado para que os que nele crerem tenham a vida eterna.”


O risco que corremos hoje, ao exaltar a Santa Cruz, é fixar nossos olhos apenas na dor, no sofrimento de Cristo, e deixar de enxergar a causa que o levou a ser crucificado: Jesus foi morto na cruz porque escolheu o Amor. Escolheu ficar do lado dos mais fracos, dos marginalizados, escolheu uma vida de amor ao próximo, de renunciar-se a si mesmo em favor dos outros. Quando fazemos o que fez Jesus, a cruz nos traz luz, nos traz vida, nos traz salvação.


Meus irmãos, quantas vezes na vida traçamos sobre nós o Sinal da cruz? Desde o dia do nosso batismo, ao iniciar e encerrar uma oração, quando entramos na igreja. Que possamos assumir em nós a cruz de cada dia, renunciar a todo tipo de desunião e abrir-se amorosamente aos irmãos. 


Hoje, Festa da Exaltação da Santa Cruz, somos convidados a olhar para Jesus na Cruz com o olhar de Maria, nossa Mãe Santíssima: que ela nos ajude a abrir o coração, a abraçar a nossa cruz e acolher a Redenção.


Mãe do Perpétuo Socorro. Rogai por nós!


Texto: Diácono Edilson da Costa


 
Indique a um amigo
 
 
 
 

Copyright © Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Todos os direitos reservados