Condições para seguir Jesus

Irmãos e irmãs, o Evangelho de hoje apresenta dois tipos de segurança usados como desculpa para não seguir Jesus: a família e os bens materiais. Jesus quer a construção de uma sociedade diferente, que seja fraterna e solidária, em que a família esteja a serviço dessa nova realidade. Renunciar a própria família não significa esquecer-se dela, mas colocar Deus em primeiro lugar.

                  Outra segurança, usada como desculpa para não seguir Jesus é a econômica, ou o apego aos bens materiais. Jesus nos convida a gastar nossa vida como um investimento de felicidade, pois quando temos coragem de nos opor à arrogância, à violência, aos vícios e prazeres sem sentido, à injustiça, à propagação do ódio entre irmãos, então abraçamos a nossa cruz, imitando e seguindo o Senhor Jesus.

         Mas ele nos alerta que para agir assim, precisamos calcular bem se vamos assumir esse novo modo de viver com toda radicalidade e perseverança. Do contrário, vai ser como o rei que saiu para uma guerra e não mediu a força do inimigo, e vai ter que se entregar. Ou como aquele que começou a construir uma torre e não calculou o quanto iria gastar, não conseguindo continuar. Todos vão debochar dele.

         Por isso é preciso calcular bem, a fim de abrir mão de coisas que nos prendem, sabendo que renunciar a tudo para seguir Jesus não é apenas seguir seus passos, mas viver como Ele viveu, colocando o Reino de Deus no centro de tudo e desapegando-se das coisas e das pessoas. Esse é o fundamento para que o reino dos céus viva em nós e Jesus seja o nosso Rei, Senhor e Mestre.

         Que Maria seja nosso modelo e nos inspire a construir nossa casa sobre a Rocha. Do contrário, estaremos construindo na areia e nunca seremos considerados discípulos e seguidores de Jesus. 

         Mãe do Perpétuo Socorro, Rogai por nós!

Diácono Edilson da Costa

 
Indique a um amigo
 
 
 
 

Copyright © Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Todos os direitos reservados