Nos caminhos do Senhor – 28/02/2018

0
1356

Caros irmãos e irmãos, devotos de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro,

Inseridos no contexto da Quaresma, neste tempo de preparação e aprofundamento da fé pessoal e comunitária para a Páscoa do Senhor. Como se não bastasse a Quaresma, em sua dimensão espiritual e comunitária, fecundada sob o jejum, a esmola e a oração, é ainda acentuada pela Igreja no Brasil uma reflexão de conversão, com base social, chamada de Campanha da Fraternidade. O tema proposto é “Fraternidade e superação da violência”, e o lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8).

Nesse caminho quaresmal de preparação para a Páscoa do Senhor e aprofundamento fé, destaca-se nesta quarta-feira, no Evangelho que nos foi proposto, Jesus subindo para Jerusalém consciente daquilo que lá o espera. Pela terceira vez fala aos discípulos da sua paixão. Fala claramente. Sem meias palavras. Cenário sombrio, capaz de despertar aflição entre seus amigos, mesmo porque o caminho do Mestre é o caminho dos discípulos. Não é o que pensam a esposa de Zebedeu e seus dois filhos, também apóstolos. Querem lugar de honra no Reino de Jesus, ao passo que ele lhes fala de sua morte na cruz, como caminho da onipotência do amor que supera a violência.

Isto mostra-nos a necessidade de tomar a cruz de cada dia no seguimento diário. Só ela poderia mudar o nosso coração. Por isso, a paixão de Jesus revela-nos onde se encontra a verdadeira alegria, a verdadeira glória, a verdadeira vida: tomar a cruz dos desafios, servir, amar como Ele.

Isto pressupõe a humildade, virtude que torna verdadeiro todo o gesto de amor e o liberta de equívocos, da busca dos interesses. Só depois de o percorrer, vamos descobrindo o verdadeiro significado da nossa existência e missão, assumindo os desafios diários para nos transformar interiormente.

Que a Mãe do Senhor, venerada entre nós como Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, interceda pelo nosso peregrinar diário.

Missionário Redentorista Padre Francisco Santos Lima

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, indique o seu nome aqui