Exigimos das pessoas o rigor da lei, mas não vivemos o amor – 28/08/2019

0
12

Queridos devotos e devotas da Mãe do Senhor:

Venerada, amada e estimada entre nós, como Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, estamos degustando o doce sabor de Jesus nos comunicar sua bondade e renovar nosso coração. No texto do evangelho de hoje (Mateus 23,27-32), o Senhor faz duras críticas aos fariseus e aos mestres da Lei, dois grupos da época de Jesus, com ações superficiais e praticantes da Lei. Denunciando abertamente sua conduta, disse o Senhor: “Ai de vós, mestres da lei e fariseus hipócritas!”. Eles marcavam o ritmo da vida do povo, com forte influência nas sinagogas, nas praças, pregações rígidas, nas peregrinações, nas rodas de discussão no Templo de Jerusalém e em diversos lugares da vida.

Sufocavam o povo com centenas de mandamentos e normas. Exigiam das pessoas o rigor da Lei, mas não viviam o amor. Discriminavam os mais pobres, os doentes, os sofredores, os pequenos. Eram pessoas vazias de amor, da sabedoria de Deus e estavam em falta com “a justiça, a misericórdia e a fé”. Jesus os condena, dizendo: “Vós sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão!”. A aplicação desse texto, nos dias de hoje, não é difícil.

Há muitos fariseus por interesses econômicos, políticos e até religiosos. São pessoas que impõem aos outros aquilo que elas mesmas não são capazes de fazer. Agindo na contramão das ações superficiais dos fariseus e dos mestres da Lei, Jesus revela o rosto da misericórdia de Deus, em suas ações, milagres, curas e palavras que mostravam os verdadeiros fundamentos de seu coração amoroso.

Dessa forma, Jesus faz-nos discernir o essencial do que é desnecessário. Ergue nossos olhos para o mais profundo amor de Deus, admirados por sua grandeza e beleza. Conduz-nos à morada do Eterno, mostrando o castelo interior que repousa em cada um, como centelha de Deus, e lugar mais profundo do qual habita o Espírito Santo. Que a Mãe da Ternura Perpétua, aquela a quem foi fecundada pelo Espírito Santo, interceda por nós.                         

Missionário redentorista,  Padre Francisco Santos Lima

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, indique o seu nome aqui