Estimulação cognitiva durante a pandemia

0
25

Se a pandemia veio para “bagunçar” os encontros presenciais de diversas atividades oferecidas pelo Santuário, este não foi um ponto impeditivo para o Grupo Irradiar. As reuniões, que aconteciam nas tardes de quinta-feira, no Centro Redentorista Santo Afonso, foram substituídas por atividades de estimulação cognitiva semanais, enviadas no mesmo dia e horário dos encontros, para serem realizadas em casa.

“Nosso grupo de WhatsApp nunca esteve tão ativo”, conta Yara do Rocio Bonat Trevisan, coordenadora do projeto. “Como nem todos têm agilidade com os meios digitais, nós também ligamos para saber como estão e para minimizar a solidão, tão preocupante neste tempo.”

As atividades não são obrigatórias, mas o principal sentido é manter o vínculo com o grupo. “Tenho mandado diversos exercícios cognitivos, de atenção, memória e raciocínio, músicas, sugestões de atividades físicas adaptadas à condição de cada um, e a proposta de registrar num diário da quarentena, que ficaria também no portfólio individual”, explica a coordenadora.

Jussara Da Ros Zuffo e Vera Regina Pereira também são voluntárias do projeto e preparam atividades nos âmbitos emocionais e artísticos, respectivamente. “Tudo o que for útil para manter a concentração em coisas boas e marcar esse período de forma produtiva e criativa é válido”, finaliza Yara.

Atividade realizada em 2019 pelo Grupo Irradiar: releitura da obra “Operários”, de Tarsila do Amaral.

10 anos de história

Yara do Rocio Bonat Trevisan

“O primeiro encontro que organizei foi no dia 29 de setembro de 2010. Certamente o aniversário de dez anos seria bem comemorado, mas sendo grupo de risco, não sei quando será possível retornar. Estamos planejando fazer uma festa virtual, cada um na sua casa, com bolo e café, para cantarmos parabéns. Mas sabemos que muitos precisarão da ajuda dos filhos para dar conta da tecnologia e registrar o momento com fotos e vídeos. Enfim, tudo é estimulação cognitiva!”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, indique o seu nome aqui