A ESSÊNCIA DOS MANDAMENTOS É O AMOR DE DEUS

0
1518
Bible on the table with heart shaped pages.

A ESSÊNCIA DOS MANDAMENTOS É O AMOR DE DEUS.

No Evangelho que acabamos de escutar (Mateus 5,17-19), Jesus, nosso irmão, dirige a Palavra a cada um de nós, a respeito do cumprimento da Lei.

No início da historia da humanidade o coração do povo estava contaminado pelo pecado. Homens e mulheres, matavam, roubavam, mentiam, caluniavam, tramavam contra o irmão, cometiam adultério; enfim, levavam uma vida desregrada, longe de Deus.

Porém, nos cinco primeiros livros da Bíblia, foram surgindo leis, com o propósito de educar o povo. A Lei dada por Deus – a Moisés e seu povo – é obra da sabedoria divina. É uma pedagogia, contribui para o crescimento das pessoas.

Com o passar do tempo, estas leis foram sendo corrompidas. Novamente, homens e mulheres começaram a cometer os mesmos delitos do passado e com isso as leis foram perdendo sua essência.

Hoje, muitas pessoas perguntam se os mandamentos do amor de Deus, ainda servem para nós. O próprio Jesus, no Evangelho de hoje, nos dá a resposta: “antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra”. O Evangelho aperfeiçoa a Lei. Jesus, não deixa de cumprir os mandamentos, ao contrário, dá um toque especial, o amor. O amor é a essência de toda lei. Por isso é visto, por nós, como os Mandamentos do Amor de Deus. Pois, são através delas, que Deus demonstra sua preocupação para conosco. Ele não quer que voltemos a praticar as corrupções do passado. Isto é puro amor.

Encontramos muitas pessoas com dificuldades em cumprir os mandamentos. Imaginam que são leis impostas pela Igreja e que não têm sentido nenhum em cumpri-las. Por isso, vivem mergulhadas nos mesmos erros dos primeiros povos. Sinal que, muitos de nós, não estão aprendendo com os erros dos outros ou com os próprios erros.

Devemos entender que, quando amamos, estamos cumprindo os mandamentos. O amor deve estar acima de tudo. Só assim os mandamentos terão verdadeiro sentido em nossa vida. Somente, quem ama, pratica e ensina aquilo que Deus propõe, e por isso será considerado grande no Reino dos Céus.

Que tenhamos o coração aberto ao amor e perceber que, Deus nos ama e se preocupa conosco. Cumprir os mandamentos do amor de Deus é um meio para a santificação.

Mãe do Perpétuo Socorro. Rogai por nós.

Missionário Redentorista, padre Donizete Araújo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, indique o seu nome aqui