Dia Internacional do Idoso é comemorado com festividades

0
22
Foto: Jaelson Nunes

Em comemoração ao Dia Internacional do Idoso, as paróquias de Curitiba e região metropolitana estiveram reunidas para celebrar a atuação da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI). A missa festiva aconteceu no início de outubro (05), no Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Curitiba (PR) e foi presidida pelo bispo auxiliar, D. Francisco Cota.

Na homilia, D. Francisco valorizou o trabalho dos idosos na igreja e na sociedade: “Tornar-se idoso não significa tornar-se inválido, incapaz para tudo. A idade, às vezes, trás algumas limitações físicas, mas não limita a inteligência e a capacidade que a pessoa tem de fazer muitas coisas boas.”

Após a missa, os presentes participaram de almoço festivo, no Centro Redentorista Santo Afonso. O evento contou com a participação de aproximadamente 200 pessoas.

A atuação da PPI no Santuário

Hoje o Santuário Perpétuo Socorro conta com a atuação de 15 voluntários e atende 14 idosos da região. As visitas são feitas em duplas e além da coleta de dados, também possuem caráter religioso. Rosanette S. Alonso, voluntária da PPI, comenta: “Ao chegarmos, fazemos uma leitura e meditação da Palavra, mas o objetivo principal é a escuta. Ficamos o tempo necessário para ouvir o idoso.”

A Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), fundada há 15 anos, possui estatuto próprio e capacita os voluntários para serem líderes comunitários. Estes fazem visitas domiciliares mensais, coletando dados sobre vacinas e a saúde em geral dos idosos cadastrados. As informações são lançadas na Folha de Acompanhamento Domiciliar da Pessoa Idosa – FADOPI.

Confira as fotos da missa e confraternização da Pastoral da Pessoa Idosa (CLIQUE AQUI).

Crédito: Jaelson Nunes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, indique o seu nome aqui