Missas presenciais retornam com cuidado redobrado

0
35
Foto: Eduardo Sakaguti

Se num primeiro momento a ideia de retomar as missas presenciais provocou pânico em alguns, a primeira semana do retorno das atividades demonstrou um cenário muito tranquilo e organizado. As pastorais diretamente ligadas ao retorno das missas presenciais, estruturaram-se para atender um público de 160 pessoas no interior do Santuário e evitar aglomerações, inclusive na parte externa.

Dentro do Santuário, os bancos foram afastados e demarcados para somente três lugares, respeitando o distanciamento de 2m entre pessoas. (Missa de Pentecostes. Foto: Eduardo Sakaguti)

 

“Optamos por voltar numa segunda-feira, justamente porque o público durante a semana é menor. Com o decorrer dos dias e a chegada do final de semana, percebemos que muitos ainda estão receosos em participar presencialmente, ou não podem por fazerem parte do grupo de risco”, ressalta padre Celso Cruz, reitor do Santuário.

Assim, mesmo no final de semana da Solenidade de Pentecostes as missas não lotaram a capacidade permitida e tudo aconteceu de forma muito tranquila, como deveria ser. “À medida que o isolamento social vai afrouxando, acreditamos no aumento progressivo dos devotos nas celebrações”, alerta padre Celso, fazendo menção às orientações para quem desejar participar presencialmente:

Orientações retorno Missas Presenciais

Mudanças

É importante lembrar que alguns ritos foram “adaptados”, como é o caso da comunhão. Ao invés de ir na fila para comungar, os Ministros da Eucaristia vão ao encontro de cada fiel, no próprio lugar. A procissão do ofertório também está suspensa e as ofertas devem ser colocadas nas caixas no início ou final das celebrações.

Durante a comunhão, não é necessário sair do lugar. A máscara só deve ser retirada neste momento. (Foto: Eduardo Sakaguti)

Novenas e missas

Por movimentarem muita gente, as novenas em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro permanecem somente de forma on-line ou pelas rádios parceiras (Banda B e Canção Nova). O Santuário oferece 26 horários de missas presenciais ao longo da semana, todas transmitidas pelo canal no YouTube e pela página no Facebook.

Os fiéis podem fazer a oferta no início ou no final da celebração para evitar aglomerações. (Foto: Eduardo Sakaguti)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, indique o seu nome aqui