Centro Redentorista sedia abertura da Semana “Acolhe Bem”

0
184
Foto: Andréa Bonatto

 

Na primeira quinzena de abril (10 a 14) tivemos a oportunidade de presenciar a Semana “Acolhe Bem”, um evento promovido pelo Santuário e pela Comunidade Terapêutica Perpétuo Socorro (CTPS), com o apoio de vários parceiros.

A abertura aconteceu no auditório do Centro Redentorista Santo Afonso (CRSA) e contou com a presença do Secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, Dr. Quirino Cordeiro Júnior; representantes da Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas (FEBRACT), Edson Eckel, Ricardo Valente e Pablo Kurlander; bispo auxiliar de Curitiba, Dom Francisco de Oliveira; além de Procuradores, Juízes e representantes de algumas Comunidades Terapêuticas da região.

Fotos: Andréa Bonatto

Lançamento do projeto Acolhe Bem

Na cerimônia, houve o lançamento do projeto “Acolhe Bem”, que visa criar grupos de apoio a familiares, programa de triagem e acompanhamento pré e pós-tratamento. “Muitas famílias não sabem como lidar com a situação após descobrirem que possuem um dependente químico dentro de casa. Nossa intenção é ajudar os familiares”, explica Marcelo Fortunato, diretor da CTPS.

Fotos: Andréa Bonatto

Homenagem aos 100 anos do Padre Haroldo

Na ocasião, o padre jesuíta Haroldo Rahm foi homenageado pelo seu centenário de vida e pela atuação em Comunidades Terapêuticas do Brasil e do mundo. Citou-se a fundação da primeira Comunidade Terapêutica do Brasil, em 1978, atual Instituto Padre Haroldo, localizado em Campinas-SP e também a primeira Federação de Comunidades Terapêuticas do Brasil em 1990, a FEBRACT. A placa foi entregue ao Procurador Geral da FEBRACT, Ricardo Valente e a Edson Eckel, Membro da FEBRACT-SC.

Representante oficial da FEBRACT no Paraná

O evento também contemplou a nomeação de Marcelo Fortunato, diretor da CTPS, como representante oficial da FEBRACT para todo o Estado do Paraná.

Foto: Andréa Bonatto

Lançamento da Pedra Fundamental da Capela e inauguração da nova sede do COMUD

Na tarde do dia 10 de abril, aconteceu a cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental da Capela do Perpétuo Socorro e a inauguração da nova sede do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (COMUD), no Município de Quatro Barras – PR, na CTPS. Na ocasião, estavam presentes: Dra. Cristina Ruaro (Promotora do Estado), Dr. Quirino Cordeiro Júnior, padre Celso Cruz, Pablo Kurlander, Marcelo Fortunato e os acolhidos da comunidade.

Palestra “Superando Limites com Determinação”

No decorrer das atividades da semana, nos dias 11 e 12 de abril, tivemos a palestra “Superando Limites com Determinação”, um verdadeiro testemunho da vida de Carlos Cezar Arcolino.

Kaká, como costuma ser chamado, teve uma juventude afogada nas drogas e hoje trabalha com recuperação de dependentes químicos pelo país.

Ele também falou de sua experiência de fé sobre o nascimento de sua filha Gianna, cujo milagre foi motivo da canonização de Santa Gianna Beretta Molla, em 2004.

Fotos: Renata Aquino

Corrida

O último dia da Semana “Acolhe Bem” (14), foi marcado pelo 1º Correndo pela Vida, uma corrida beneficente em prol da CTPS. O evento movimentou mais de 500 pessoas, entre atletas, familiares e organização.

Os corredores puderam se inscrever nas categorias masculina, feminina e “kids” (para o público infantil de 02 a 13 anos). Houve premiação do 1º ao 5º lugar feminino e masculino.

O evento contou com a parceria da CR Runners Brasil – assessoria esportiva, Prefeitura de Quatro Barras, Instituto Zeca Muggiati, CLA Assistência Funeral, Natusoul, Federação Brasileira de Comunidades Terapêuticas (FEBRACT) e Íbex Imagens.

Foto: Ibex Imagens

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, escreva seu comentário!
Por favor, indique o seu nome aqui