Queridos devotos e queridas devotas da Mãe do Perpétuo Socorro, a liturgia desta quarta-feira nos desperta para seguir a vontade do Pai e a esperar em seu tempo. Isso as vezes pode irritar nosso coração e até mesmo esfriar nossa fé, mas é aí que temos que levantar a cabeça e seguir ainda mais firme, para sermos chamado servo bom e fiel.

Lucas, no Evangelho que acabamos de ouvir, relata a parábola do homem que saiu para ser coroado rei. Temos que dar um destaque para essa situação, pois o povo de onde ele governaria, não o aceitaram como rei, é o rei renegado. No entanto, mesmo assim o homem foi coroado e voltou ao povoado como rei. Vimos que ao sair deixou seus bens aos cuidados de alguns servos, Lucas nos faz crer que o homem queria testar a confiança de seus servos. Para a surpresa deles, além de testar sua confiança ainda lhe dá a recompensa conforme sua confiança. Todos recebem a quantidade de 100 moedas. Mas o retorno é diferente, um retorna com dez vezes mais, e sua recompensa é o governo de dez cidades; outro retorna com cinco vezes mais e sua recompensa é o governo de cinco cidades. O último que o Evangelho nos conta não lucra nada ao rei, este é chamado de servo mal e preguiçoso, pois não deu atenção à palavra do patrão quando disse busque negociar e lucrar o que é meu. A este também foi dado a sua recompensa, a morte. Vejamos: o rei compreende a situação de cada um dos seus servos, ele se gloria com o que lucrou dez vezes mais, igualmente ele o faz com o que lucrou cinco vezes mais. O que não é aceitável ao rei é deixar-se levar pelo medo, sabendo que és “um rei severo, que recebe o que não deste e colhes o que não plantas”, e esconde as moedas, os talentos, os bens deixados ao seu cuidado. O bom discípulo, na ausência do mestre arrisca o que adquiriu, negocia e dá bons frutos. O mal discípulo deixa-se que o medo o domine, ignora as palavras do mestre e acaba dando prejuízos.

Queridos irmãos e queridas irmãs, esse rei que faz essa viagem para longe é Jesus, os servos somos cada um de nós. Perguntemo-nos, quanto de seus bens o rei deixou aos meus cuidados? Qual o talento ficou sob minha administração? Quantas moedas do Senhor estão em minhas mãos? Continuemos perguntando-nos, quanto dos bens que a mim se confiou eu já lucrei? Quais talentos eu tenho colocado à disposição da administração a mim confiada? Quantos frutos já estou eu lançando com o as moedas adquiridas? O Rei volta! Qual será a minha recompensa? Peçamos irmãos e irmãs que a Mãe do Perpétuo Socorro interceda por cada um de nós para vencermos nossos medos e preconceitos e usufruamos da vida que o Senhor nos dá para um dia merecermos nossa recompensa. Mãe do Perpétuo Socorro! Rogai por nós.


missionário Redentorista, Diácono Cleverton Marques

 
[ Mais artigos ]
 
 

Copyright © Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Todos os direitos reservados