Queridos devotos e queridas devotas da Mãe do Perpétuo Socorro, a liturgia desta quarta-feira nos alerta para a necessidade da firmeza na fé, independentemente das consequências que isso possa nos trazer.

Jesus no Evangelho, está apresentando aos seus discípulos os sinais do fim dos tempos, Lucas nos deixa a entender que seja uma alusão à segunda vinda de Jesus, sua vinda gloriosa. E após, ele continua apresentando as consequências de segui-lo. Antes do fim dos tempos, “hão de vos prender, vos perseguir, de vos entregar às sinagogas e às prisões, de vos conduzirem aos reis e governadores”, os juízes deste mundo.

É interessante, ao apresentar essas consequências, Jesus deixa uma norma, um firme propósito: não preparareis respostas ensaiadas para esses momentos, pois eu mesmo vou responder através de vós. Devemos perceber também que Jesus diz que os juízes que nos condenarão podem ser até mesmo pessoas muito próximas, familiares, pai, mãe. Em outras palavras, Jesus quer dizer aos discípulos, não será fácil e pode ser até doloroso. No entanto, Jesus sempre deixa os seus amigos com o grande consolo, sempre estarei convosco.

Jesus é o Mestre que ensina, forma opinião, converte corações, e deixa sempre o alerta, estejam prontos, pois somente um coração preparado se entrega totalmente aos projetos do Pai. O Mestre deixa claro, é um projeto de salvação para toda a humanidade, é por isso que a ultima coisa que Jesus quer é lutas com armas, com guerras, a luta que Jesus trava é com a consciência, a partir da conversão. Os seguidores de Jesus aprenderam isso D’ele. É preferível morrer por causa de Jesus Cristo a tirar a vida e querer ser juízes de nosso próximo, nos igualando aos juízes do mundo que revelam a morte.

Os discípulos entenderam do Mestre que a Salvação a eles garantida é a Salvação Eterna e que essa é muito mais valiosa do que a salvação da vida neste mundo. É mais valioso perder a vida por causa do Nome de Jesus e ter a Vida Eterna, do que salvar a vida neste mundo e perder a plenitude do Reino do Pai.

Queridos irmãos, queridas irmãs estamos nos aproximando de um novo tempo, tempo de recomeço. Em nossa igreja, iniciaremos no próximo final de semana um novo ano litúrgico. Abre para nós esse novo ano litúrgico o tempo do advento, tempo que somos convidados a nos prepararmos para receber em nossos corações, o menino Deus.

Este Evangelho nos aponta sua vinda gloriosa, também quer fazer morada na manjedoura de nossas vidas, o nosso coração. Iniciamos também hoje um novo ciclo de nossas novenas, que recebe o tema: “Com Maria, preparemos nosso coração para um novo tempo”. Abramos o nosso coração irmãos e irmãs para este novo tempo da Graça de Deus em nossas vidas. E preparados acolhamos também o novo ano civil que se aproxima 2022.

Peçamos a intercessão da Mãe do Perpétuo Socorro sobre cada um de nós, sobre nossas necessidades, sobre nossa realidade, para que estejamos sempre em alerta e prontos para que a vontade Deus seja plena em nossa vida. E que este novenário que se inicia hoje ajude a prepararmo-nos para tomar posse das graças e bençãos do Senhor que Ele tem para derramar sobre nossas vidas. Mãe do Perpétuo Socorro! Rogai por nós.

 

 Missionário Redentorista, Diácono Cleverton Marques

 
[ Mais artigos ]
 
 

Copyright © Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Todos os direitos reservados