Durante toda essa semana a liturgia vem nos preparando para três grandes festas que vamos celebrar nas próximas semanas (a Ascenção, Pentecostes e Santíssima Trindade). Contudo, nessa semana a liturgia apresenta um caráter de despedida de Jesus.

A despedida de Jesus não se dá de modo imediato, pois o mesmo vem preparando seus discípulos e fazendo diversas recomendações carregadas de ensinamentos, que se colocados em prática os fortalecerá na continuidade de sua missão. Mas, vale destacar que tais ensinamentos também servem para nós, discípulos da atualidade.

No evangelho de hoje Jesus começa dizendo: “Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de compreender agora”. De fato, o Senhor sempre tem algo novo a nos ensinar, porém muitas vezes tapamos os ouvidos para a voz do Mestre e não conseguimos compreender seus ensinamentos. Se começarmos a nos perguntar, o que nos impede de entender os ensinamentos de Jesus, certamente vamos criar uma grande lista de situações, todavia, o que mais nos impede é a falta de abertura do coração.

A abertura do coração não se dá da noite para o dia e tampouco acontece num passe de mágica. Mas, se tivermos uma atitude de humildade e deixar que o Espírito Santo adentre em nossos corações e nos guie, certamente seremos capazes de compreender os ensinamentos do Senhor. Só assim, seremos capazes de abandonar nossas distrações e inseguranças e se aproximar de Jesus, caminho que nos conduz a verdade e a vida.

Que a exemplo de Maria, nossa Mãe Santíssima, que se deixou guiar pelo Espírito Santo e fez a vontade do Pai, possamos também nós, nos deixar guiar pelo Espírito Santo para compreender a vontade de Deus Pai.

 

 

Pe. Matheus Luiz da Rocha, C.Ss.R.

 
[ Mais artigos ]
 
 

Copyright © Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Todos os direitos reservados